PM Erradica (MACONHA) em Ouricuri e Casa Nova












No fim da tarde de ontem (17), a guarnição da 25ª CIPM, comandada
pelo TEN PM Gilianderson, erradicou 75 (setenta e cinco)
covas, cerca de 300 pés de canabis sativa (maconha),
medindo cerca de 40cm, na localidade do Sítio do Meio,
região do Ouricuri/Casa Nova. A droga estava
plantada na propriedade do Srº Admilton de Jesus Silva,
que com a chegada da guarnição evadiu-se do local.
Uma pequena quantidade da droga foi levada e apresentada
na Delegacia de Policia para que seja feita analise técnica,
e o restante será incinerada.

Portal Casa Nova.

Concurso para oficiais da PMBA é suspenso

 
O concurso público para adminissão no Curso de Formaçao de Oficiais da Polícia Militar foi suspenso pelo Comando Geral da PM nesta sexta-feira (18), seguindo recomendação do Ministério Público do estado, segundo informou o próprio MP. O promotor de Justiça Adriano Assis informou que foi identificado um erro material na fase inicial do concurso. O gabarito de uma das questões da prova aplicada em 25 de novembro foi publicado erroneamente, segundo ele. Diante disso, por entender que o equívoco prejudica os candidatos, o MP recomendou que as próximas fases do concurso sejam suspensar e o Comando Geral as adiou, sem informar a data para retomada. Segundo Assis, a resposta errada eleita pela empresa que organizou o conruso foi mantida mesmo depois de alguns candidatos entrarem com recurso contestando. O concurso, segundo o promotor, não foi afetado em sua validade, pois deve somente corrigir este erro. Na quinta, uma reunião entre Comando Geral da PM, Procuradoria Geral do Estado e com a empresa que organizou o concurso, a Consultec, discutiu medidas para manter a integridade das demais etapas da seleção.

Fonte: Blog Rota Policial.

Alvo prioritário é preso pela equipe "Malhas da Lei" de Cabrobó-PE

 
Na manhã de hoje (18) após levantamento prévio foi desencadeada operação em conjunto entre os efetivos do "Malhas da Lei" da 25ª Delegacia Seccional de Cabrobó e Núcleo de Inteligência do Sertão-3/2ª CIPM Cabrobó, culminando com a prisão de Ocean de Souza Lima, conhecido por "Grande", de 36 anos, considerado alvo prioritário, figurando no sistema de Contenção ao Crime do Governo do Estado de Pernambuco. De acordo com o Delegado Seccional de Cabrobó, Marlon Frota Viana a pessoa de Ocean de Souza Lima, que figurava como alvo prioritário do estado tinham em seu desfavor um mandado preventivo expedido pela prática de homicídio na comarca de Serra Talhada onde foi condenado a 19 anos de prisão. A prisão ocorreu na residência do procurado no centro da cidade de Floresta, e após os procedimentos legais o preso foi recolhido à cadeia pública de Cabrobó e posteriormente transferido ao Presídio de Salgueiro para cumprir sua pena na íntegra.
Assessoria de Comunicação Diretoria Integrada do Interior 2

Fonte: Blog do Geraldo José.

Acidente grave na entrada de Petrolina (BR 407) na tarde desta sexta-feira

 
Um acidente de grande proporção aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (18), na BR 407, próximo à entrada do Projeto Senador Nilo Coelho. No momento, onde ocorreu o acidente, homens do DNIT trabalhavam na manutenção na pista. Até o momento sabe-se que o sinistro envolveu um caminhão tanque que desenvolvia alta velocidade e que ao colidir com outros veículos explodiu atingindo outros carros. Até este momento nenhum outro detalhe deste acidente chegou a Central de Jornalismo da Voz do São Francisco, e as causas do acidente ainda são desconhecidas.
Publicado no Portal da Emissora Rural/Foto: Marcizo Ventura

Fonte: Blog do Vinícius de Santana.

Internação compulsória de dependentes químicos será votada na Câmara

 
Já está pronto para a votação no plenário da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que determina a internação compulsória de dependentes químicos como uma diretriz nacional. A polêmica proposta do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) já foi aprovada em comissão especial e deve voltar a ser discutida a partir de fevereiro. A internação compulsória é uma medida de urgência que obriga o dependente químico a se tratar. Hoje, ela deve ser feita mediante a liminares judiciais requeridas por familiares, pelo Ministério Público e pelas Defensorias Públicas. O projeto do deputado altera a Lei do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Entre as novidades, aparece a internação involuntária por prazo máximo de seis meses e devidamente registrada no Sistema Nacional de Informações, para acompanhamento do Ministério Público e dos Conselhos de Políticas sobre Drogas. “O objetivo é desintoxicar. A pessoa está na rua, dormindo na rua, comendo resto de lixo, vendendo tudo o que tem em casa, não consegue trabalhar, não consegue estudar, não consegue cuidar da família. Essa pessoa não tem capacidade de discernir o que é bom para ela e precisa da ajuda da família”, diz o parlamentar.

Opiniões diferentes
Mas a medida está longe de ser aceita de forma unânime. Em junho do ano passado, representantes do governo federal na área de Saúde e psicólogos especialistas em drogas divergiram sobre o assunto, durante audiência pública. Na época, o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, disse que a internação compulsória suprime direitos individuais e abre a possibilidade para abusos. Ele foi irônico e comparou os ricos da dependência química aos da obesidade, que também mata muitas pessoas no Brasil e, mesmo assim, o Estado não as obriga a emagrecer. Entretanto, o coordenador foi muito criticado pela psicóloga pós-graduada em Saúde Mental Marisa Lobo. Em resposta, ela explicou que os problemas da dependência química e da obesidade são muito diferentes e não podiam ser comparados daquela forma. “Na realidade, nós estamos falando de drogas psicoativas, drogas que interferem na capacidade mental e que podem pôr o usuário e outras pessoas em risco”, destacou. A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Marta Elisabeth de Souza, afirma que a medida deve sim existir, mas como última alternativa. “Muitos são abordados com violência e isso só vai piorar a situação. Os governos precisam colocar profissionais qualificados para abordar essas pessoas e convencê-las do tratamento”, afirma.

Ação em São Paulo
Conforme divulgou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a Cracolândia receberá, a partir da próxima segunda-feira, uma ação direta de internação compulsória. Os casos com indicação serão encaminhados por profissionais da área de saúde e avaliados por promotores, juízes e advogados.

Fonte: Diário de Pernambuco

Caso Yana Moura: MPPE apresenta denúncia contra PM que confessou assassinato

                 
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apresentou nesta quarta-feira (16) denúncia contra o capitão da Polícia Militar Dário Ângelo Lucas da Silva, de 39 anos, que confessou o assassinato da esposa, Yana Luíza Moura de Andrade, 28. Ele está detido no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Paratibe, Paulista, na Região Metropolitana. O promotor de Justiça Antônio Augusto de Arroxelas Macedo Filho, responsável pela denúncia, enquadrou o caso como homicídio qualificado por motivo fútil.
De acordo com o representante do MPPE, o qual recebeu o inquérito policial na segunda-feira (14), os termos da sua denúncia são bem semelhantes ao do indiciamento. Além de motivo fútil, o promotor acrescentou a questão surpresa, uma vez que, conforme relato dado pelo policial, os tiros foram realizados por impulso e sem que a vítima esperasse. Ainda na denúncia, alguns detalhes de possível violência doméstica também foram apontados. O promotor de Justiça informou que há nos autos o pedido de relaxamento da prisão em flagrante protocolado pelos advogados do militar. Entretanto, como foi decretada a prisão preventiva dele, “não há como discutir esse pedido”.
O crime ocorreu na madrugada do dia 2 de janeiro no apartamento da mãe do capitão, no bairro do Janga, em Paulista. O PM, que era comandante do policiamento em Exu, no Sertão, atirou duas vezes na esposa atingindo-a na cabeça. Logo após o assassinato, ele se apresentou na Delegacia de Plantão de Olinda e confessou o crime.
As informações são do Ministério Público de Pernambuco.
Blog do Banana.

Equipe "Malhas da Lei" de Petrolina cumpre mais um mandado de prisão

 Na manhã de hoje (17) a equipe "Malhas da Lei" de Petrolina, composta por policiais civis e militares juntamente com a GT de Dormentes, deu cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo juiz de direito Francisco Josafá Moreira, em desfavor de Antônio de Oliveira Ferreira, de 46 anos, vulgo "Tonho de Preto". O mesmo foi preso na sua residência no Sítio Cal, em Dormentes. O mesmo foi preso em meados de 2007 em um plantio de maconha pela Polícia Federal. O imputado foi entregue na cadeia pública de Afrânio, ficando à disposição da justiça local, Fonte: Blog Diniz K-9.

Motoqueiro de 14 anos atropela criança de 1 ano no Bairro João de Deus em Petrolina

Por volta das 17h10 de ontem (15), a GT 26203 foi solicitada por uma senhora, a qual informou que um adolescente trafegava em uma moto de cor preta, marca Honda, modelo Drean 100cc e placa JMQ-0099, em avenida do Bairro João de Deus, Petrolina, e havia atropelado a menor G. P. S., de 1 ano de idade, que foi socorrida por populares. O menor S.M.N., de 14 anos, residente no Bairro Jardim Maravilha, Petrolina, foi apreendido e apresentado na 1ª Delegacia de Polícia Civil para as medidas legais cabíveis e a moto foi recolhida ao depósito, pois o mesmo não portava a documentação da citada motocicleta. Fonte: Blog Diniz K-9.





Equipes "Malhas da Lei" de Petrolina e Ouricuri cumprem mandado de prisão na zona rural de Petrolina

 
Por volta das 17h00 de ontem (15), a equipe "Malhas da Lei" de Petrolina juntamente com a equipe "Malhas da Lei" de Ouricuri, em operação conjunta deu cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo juiz de direito Rodrigo Ramos Melgaço, respondendo pela 2ª vara de Araripina, em desfavor de Roniedson Alves de Andrade, de 30 anos, sendo que o mesmo responde por assalto. O imputado foi entregue na 26ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina ficando à disposição da justiça.
Fonte: Blog Diniz K-9.

Policiais da Rocam e do Núcleo de Inteligência do Sertão 3 (NIS 3), prendem quadrilha de assaltantes em Salgueiro-PE

 
Policiais militares do NIS-3 (Núcleo de Inteligência do Sertão-III) de Salgueiro tomaram conhecimento de vários assaltos à mão armada que estariam sendo praticados nas proximidades do “lixão” de Salgueiro e no KM 06 da BR 116, sentido Salgueiro/Cabrobó. Após investigação, às 10h20 da terça-feira (15), os policiais chegaram aos suspeitos através de vítimas que fizeram o reconhecimento dos acusados, os quais se encontravam na Rua Valdemar Meneses, Prado, Salgueiro, sendo de imediato, acionado o efetivo Rocam do 8° BPM, que realizaram a prisão de Damião João da Silva, vulgo “Nêgo de Bia”, 25 anos, residente em Salgueiro, Ralan dos Santos Souza, vulgo “Forrageira”, 19 anos, residente em Salgueiro e Fábio da Silva Lira, vulgo “Fabinho ou Gago”, 22 anos, também residente em Salgueiro, sendo apreendido com os acusados, um revólver calibre 38, marca Taurus com a numeração raspada, três munições intactas do mesmo calibre e um celular Nokia X1. Os acusados foram conduzidos para a Delgacia de Polícia Civil de Salgueiro com os objetos apreendidos, sendo lavrado o flagrante delito, Fonte: Blog Agreste Violento.

Agentes Penitenciários programam paralisação nacional da categoria

 
Após reunião realizada em Brasília sobre o veto da presidenta Dilma Rousseff ao porte de arma integral, os agentes penitenciários de todo o Brasil decidiram realizar uma paralisação de advertência de 24 horas, no próximo dia 30 de janeiro. A parada será em todos os estados, tanto nas unidades estaduais como federais. No entanto, a categoria afirma que irá manter os serviços essenciais e respeitar o número limite de servidores trabalhando de 30%, conforme lei de greve. A decisão foi tomada em consenso de líderes sindicais e representantes da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), que discutiram o veto ao Projeto de Lei 87/2011 (Porte de arma integral para os agentes penitenciários). Na reunião em Brasília, eles também definiram outras medidas para reverter essa decisão presidencial, no intuito de assegurar e garantir esse direito à segurança dos agentes penitenciários do país. A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp-RN), Vilma Batista, fez questão de participar do encontro. “A gente tem acompanhado de perto essa luta e já vínhamos participando das reuniões desde o início da elaboração do projeto. Agora, com esse veto da presidenta Dilma, não vamos medir esforços para tentar reverter a decisão e assegurar um direito que é prioridade para a segurança da nossa categoria”, comentou. Além de Vilma Batista, representantes de praticamente todos os Estados estão mobilizados. Por esse motivo, cada unidade da Federação deverá realizar uma assembleia local com os demais servidores e decidir se irão aderir às ações em nível nacional. A princípio, o encontro em Brasília estabeleceu alguns pontos. Um deles é que será confeccionada uma carta aberta a toda a sociedade, a qual deverá ser distribuída em um ato público a ser realizado no dia 23 de janeiro. Neste mesmo dia, os servidores deverão coletar assinaturas de repúdio contra o veto da presidenta. O outro ponto é a paralisação nacional de 24 horas nas unidades prisionais. Também será publicado o edital de convocação para o Congresso, que acontecerá nos dias 20 e 21 em Brasília, onde deverão estar presentes caravanas dos Estados que aderirem ao movimento para deliberar se a categoria irá ou não entrar em greve por tempo indeterminado, caso o veto não seja derrubado antes. O presidente da Fenaspen explica que todos os prazos foram definidos respeitando os prazos legais, que a paralisação requer. “A principio nossa intenção era de realizar a paralisação no dia 23 de janeiro, para dar mais agilidade, mas infelizmente devido aos prazos legais referentes a todas as questões jurídicas de publicações e comunicados as autoridades competentes para que a paralisação e até mesmo a greve não sejam consideradas ilegais, foram definidas então essas datas. Mas esperamos que todos os Estados venham somar conosco, já que essa luta não é individual de cada Estado, todos irão se beneficiar com a lei, então precisamos do apoio maciço de toda a categoria em nível de Brasil, pois temos que mostrar a nossa força neste momento”, relatou Anunciação.
Por Eduardo Dantas, Fonte: Blog da Gardênia Oliveira.

Faz 18 anos em 2013? O alistamento militar vai até 28 de junho

             
O Ministério da Defesa publicou ontem (15) no Diário Oficial da União o cronograma de convocação para o alistamento militar obrigatório em 2013. O prazo para os nascidos no ano de 1995 se apresentarem a uma Junta de Serviço Militar começou em 2 de janeiro e vai até 28 de junho, último dia útil do primeiro semestre.
Quem não se apresentar até essa data terá que pagar multa e, se convocado, prestará serviço apenas no ano de 2015. Quem nasceu antes de 1995 e não se apresentou no ano passado também deverá comparecer às juntas de serviço militar e pagar multa de R$ 1,38 por ano de atraso.
O documento exigido para o alistamento é certidão de nascimento, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Os homens com mais de 18 anos em falta com o serviço militar não conseguem ingressar em universidades, não podem ter a carteira de trabalho assinada e são impedidos de tirar documentos.
Em Petrolina, a Junta de Serviço Militar funciona no prédio do Centro de Convenções Nilo Coelho, próximo ao River Shopping. RBC (Francisco Evangelista)

Blog do Banana

JOVENS ACUSADOS DE ROUBO E DESORDEM SÃO DETIDOS

blogqspmotoapreensao-menores-c1
 
Petrolina ato de Desobediência e Direção Perigosa em via Pública no Bairro Maria Auxiliadora deu cadeia. A Rocam GR 26800 realizava rondas no Centro da cidade, quando recebeu informações de populares, que dois jovens em uma moto Bros, cor Preta, estavam praticando roubos à mão armada.
A GR intensificou as abordagem e ao passar próximo ao Posto Lorena, na Avenida da Integração, avistaram uma moto com a placa dobrada, com dois homens, sendo determinado que parasse a moto, com os acusados empreendendo fuga.
A GR 26800 acompanhou por varias ruas e quando tentaram adentrar na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio colidiu com a viatura. Com a colisão os acusados caíram. Na revista o condutor disse que estava sendo vítima de assalto, mas logo foi desmentido pelo carona que afirmou serem amigos.
Com Eduardo dos Santos, 31 anos, foi encontrado uma porção de cocaína e vários cartões magnéticos pertencentes a terceiros e com João Marcos Reis dos Santos, 19 anos, que estava vestido em dois shorts e de posse de um aparelho celular Samsumg com uma foto ao lado de um pé de maconha. Os acusados foram conduzidos ao Hospital de Traumas e após serem medicados, foram apresentados na DPC para as medidas cabíveis.
Menor é agredido em Petrolina. A menor A. H. S. 17 anos foi agredido por Daniel Ramos da Silva, 27 anos, residente Rua 02 nº 04, Projeto Maria Tereza. A Central de Operações recebeu denúncias através do 190, a qual informava que no Projeto Maria Tereza estava ocorrendo uma agressão. De imediato foi acionado a PR 26201, que se deslocou ao local e manteve contado com a vítima, a qual confirmou ter sido agredida por seu companheiro, os envolvidos conduzidos a DPC, para as medidas cabíveis.
Após levantamento realizado pelo NIS-4/, foi desencadeada operação conjunta com o efetivo da Operação Malhas da Lei e Agentes da Delegacia da 210ª Circunscrição, para dar cumprimento a mandado de prisão em desfavor de Edvaldo Rodrigues Barbosa, 34 anos, agricultor, expedido pela Juíza de Direito da Comarca de Orocó. Ressaltando que o acusado encontra-se detido no presídio Dr. Edvaldo Gomes.

Homem é morto a tiros no centro de Trindade-PE

Um homem identificado como Luiz Paz Castro, conhecido como "Galego de Bigodão", 48 anos, foi morto a tiros na manhã dessa terça-feira (15) na Avenida Central, no Centro de Trindade-PE. O crime aconteceu nas proximidades da residência da vítima. Testemunhas disseram que Luiz foi surpreendido por dois elementos em uma motocicleta de cor escura, que efetuaram vários disparos contra ele. Os tiros atingiram a nuca, rosto e tórax da vítima. Luiz Paz morreu no local, sem chances de ser socorrido. O corpo foi levado para o IML de Petrolina. A Polícia Militar fez buscas pela cidade de Trindade, mas não encontrou os autores do homicídio. Imagem: Google, Fonte: Blog de Alvinho Patriota.

Exame da OAB tem 83% dos candidatos reprovados na 1ª fase

Dos 118.217 inscritos, 114.763 examinandos fizeram a prova. Destes, apenas 19.134, ou 16,67%, foram aprovados para a próxima etapa da avaliação. O balanço leva em consideração os recursos que foram interpostos. Os nomes dos aprovados na prova objetiva aparecem separados por seccional da OAB, cidade de realização do exame, número de inscrição e nome do candidato em ordem alfabética. Foram aprovados aqueles que acertaram ao menos 50% das questões. A primeira fase foi realizada no dia 16 de dezembro do ano passado e foi composta por 80 questões com quatro alternativas cada. O exame teve duração de cinco horas. As questões compõem as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo do curso de Direito. Outros 15% de questões são sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos. Três questões foram anuladas pela Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a Fundação Getulio Vargas da 9ª edição da prova, as de números 3, 26 e 27 do caderno tipo 1 e suas correspondentes nos cadernos tipo 2, 3 e 4. Todos os candidatos receberam a pontuação das perguntas.

Segunda fase
Já segunda parte do exame, ou “prova prático-profissional”, será aplicada no dia 24 de fevereiro de 2013 e também com cinco horas de duração. Os candidatos terão que redigir uma peça profissional e responder a quatro questões sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e seu correspondente direito processual. O resultado preliminar será divulgado em 22 de março de 2013, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá no dia 5 de abril de 2013. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Pedem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em ou do 9º e 10º semestres. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. Fonte: Folha de São Paulo.

Filho agride pai em Senhor do Bonfim-BA

Ontem (15), a Guarnição da 1ª Cia do 6º BPM e Senhor do Bonfim, realizou deslocamento ao Bairro Alto da Maravilha para averiguar uma ocorrência de violência entre pai e filho, denunciada através da Central de Operações. Chegando ao local citado, a guarnição manteve contato com o solicitante, o Sr. Juarez de Oliveira, o qual informou que ao retornar do trabalho foi recebido a pauladas, pontapés e empurrões, praticados por seu próprio filho, de nome Juarez de Oliveira Filho. O filho da vítima também danificou sua motoneta e não permitiu que a vítima adentrasse em sua própria casa.
Imagem: Google, Fonte: Blog Diniz K-9.


 

Guarda Municipal apreende menor com arma no Jardim Flórida em Juazeiro-BA


Por volta das 19h23 desa segunda-feira, uma equipe da Guarda Municipal de Juazeiro que passava pela avenida São João no Bairro Jardim Flórida, flagrou dois elementos que ao avistarem a viatura empreenderam fuga em duas bicicletas. A equipe em acompanhamento conseguiu deter o menor de iniciais J. O. S., de 16 anos. Em seu poder foi encontrado um revólver calibre 32 sem marca nem numeração. O segundo elemento pulou muros de várias casas, não sendo possível a sua localização. O menor afirmou aos Guardas Municipais que havia roubado o celular de uma senhora no Bairro Piranga, e que na fuga perdeu o aparelho. As duas bicicletas, o menor e arma foram entregues na 17ª COORPIN, no Complexo Policial de Juazeiro para a adoção das medidas cabíveis ao caso.
Fonte: Blog Diniz K-9

Exército autoriza policiais e bombeiros a usar armas de calibre de maior potência (calibres 45 e 357)

 
O Comando do Exército autorizou policiais militares, civis e bombeiros a comprarem e portarem, para uso pessoal, pistolas de calibre ponto 45, que até então era de uso exclusivo de policiais federais. A ponto 45 é também usada pela Polícia Federal como arma corporativa, nas ruas. As Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal, porém, continuam proibidas de usar o mesmo calibre no policiamento. Segundo o Exército, pela legislação, as armas de dotação das PMs no país são exclusivamente o revólver calibre 38 e a pistola ponto 40. A pistola ponto 45 é mais pesada e possui maior poder de impacto e potência do que a ponto 40. “A ponto 45 tem uma munição maior e mais potente, com poder de parada grande. O uso dela exige maior treinamento para realizar um tiro de precisão do que a ponto 40, que já é uma arma ideal para os policiais”, diz o especialista de segurança urbana da Viva Rio, Sandro Costa. A portaria 1.042 foi publicada em boletim interno do Exército em dezembro de 2012 e, segundo a Força, decorreu de um pedido feito pelos órgãos de segurança pública do país para que igualasse os direitos dos policiais federais aos de demais policiais do país. Pelo novo texto, todo PM, bombeiro, policial rodoviário federal, policial ferroviário federal e policial civil do Brasil pode adquirir até duas armas nos calibres ponto 357, ponto 40 e ponto 45 na indústria nacional. Estes calibres são de uso restrito de profissionais de segurança pública e, por lei, não podem ser adquiridos por outras pessoas. O calibre 9mm continua como exclusivo para integrantes da PF e das Forças Armadas, diz o Exército.

Arma de maior potência
A mudança, autorizada pela Diretoria de Produtos Controlados, ocorreu visando “ampliar o leque de escolha das armas, permitindo que o policial escolha a arma que melhor se adapte as características e habilidades individuais”. Segundo o Exército, não há planos de mudar a arma autorizada e padrão para o emprego nas ruas, pois tanto o revólver calibre 38 quanto a pistola ponto 40 são as que melhor atendem as necessidades do policiamento, impedindo que um tiro dado contra uma pessoa transfixe seu corpo e atinja outras vítimas, representando riscos. “A escolha da arma é algo bem particular do policial. A ponto 45 tem maior potência e maior impacto para parar uma pessoa. O carregador leva menos munição do que as demais porque a munição (a bala) é maior, mais grossa, e a pistola fica mais pesada para o uso nas ruas”, acrescenta Sandro Costa.
 
Ponto 40 é adequada para as ruas, dizem policiais
Ex-secretário nacional de segurança pública, o coronel José Vicente diz que a ponto 45 é também mais cara do que a ponto 40, já em amplo uso pelos policiais, e que se adquirida pelas corporações nos estados, representaria maior custo de manutenção. “A ponto 45 é uma arma mais poderosa. A ponto 40, de uma maneira geral, já é adequada para o policiamento, não é preciso mudar. A portaria apenas iguala os direitos dos policiais de adquirirem também esta arma para uso particular”, explica. José Vicente defende, porém, que os Estados autorizem os policiais a levarem para casa a arma corporativa, que usam nas ruas, ao invés de adquirirem uma arma para uso pessoal. “Alguns Estados, como São Paulo, permitem que o PM tenha acautelado sob sua posse este material. A arma e o colete são de posse do policial, são de uso dele para proteção”, afirma. O Exército afirmou que as armas de calibre ponto 45 e 357, se adquiridas pelos policiais em seu acervo particular, devem ser empregadas exclusivamente para “uso próprio”, não podendo ser usada em serviço. O Comando de Logística irá criar mecanismos para verificar o controle das armas compradas pelos policiais, de forma a verificar, em caso de morte ou demissão, que elas não continuem mais sendo usadas.
Imagem: Google, Fonte: G1/EB/Blog Diniz K-9.

Mulher é morta com facada no pescoço pelo marido em Ibimirim-PE


Maria Neilza da Silva, 21 anos, foi morta com uma facada no pescoço nessa segunda-feira (14) na cidade de Ibimirim. O companheiro dela, João Paulo da Conceição, 28 anos, confessou que cometeu o crime por motivo passional. A mãe da vítima, que morava com o casal, disse que deixou a filha dormindo com o marido e quando retornou encontrou ela morta. Policiais militares fizeram buscas e encontraram João Paulo fugindo em uma moto pela BR-110, entre os distritos de Moderna e o Cruzeiro do Nordeste. Com ele estava com a faca utilizada no crime. Na delegacia Paulo confessou a autoria do homicídio e alegou que cometeu o crime porque descobriu que estava sendo traído pela esposa. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado para o Presídio Brito Alves, em Arcoverde.
Imagem: Google, Fonte: Blog de Alvinho Patriota.

CIPE-CAATINGA APREENDE ARMAS DE FOGO EM CANUDOS

No último sábado, dia 12, policiais militares da CIPE-CAATINGA se deslocaram até a reserva ambiental do Raso da Catarina, localizada na cidade de Canudos, onde foram apreendidas em um rancho de caçadores, 4 (quatro) espingardas, sendo 2(duas) de fabricação caseira, 1(uma) de Marca CBC, Cal 28, nº 23957, com 12 (doze) cartuchos do mesmo calibre, 1 (uma) de marca Rossi, Cal 36, nº 452Y, com 24 ( vinte e quatro) cartuchos do mesmo calibre. Foram apreendidos também 2 (dois) tubos com chumbo, 1(um) tubo de pólvora e 1(um) tubo de espoleta. Ninguém foi encontrado no local. As armas, e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Regional de Polícia Civil de Euclides da Cunha-BA, ao Delegado Paulo Jason de Melo Falcão.

Plantão tranqüilo na delegacia da PRF em Petrolina, Rajada e Santa Maria da Boa Vista



Ontem, 11 de janeiro, a PRF – Polícia Rodoviária Federal realizou fiscalização na área de atuação da 6ª Delegacia, que abrange os postos de Petrolina, Rajada e Santa Mª da Boa Vista, onde foram fiscalizados 52 veículos, dos quais 28 eram motocicletas. Foram extraídos 19 autos de infração de transito. Nas abordagens foram revistadas e fiscalizadas 54 pessoas e realizados 07 testes de etilômetro, sem autuação ou prisão.
Houve um acidente com um ferido leve. A colisão transversal ocorreu em às 09:15h no km 126,4 da BR-407, município de Petrolina/PE, envolvendo o veículo 1: Fiat/Premio, placa ABV-6892, município de Londrina/PR e o veículo 2: Honda/NXR150, placa KKP-7421, município de Petrolina/PE.
O Fiat/Premio acessou o contorno do Ouro Preto sem a devida atenção e foi colidido transversalmente pela motocicleta Honda/NXR 150 Bros, cujo condutor, Francineto Gomes da Silva, 39 anos, ficou levemente ferido.

Imagem Ilustrativa da Internet.


 


PM apreende armas de fogo em Pilão Arcado

 
 
 
Neste sábado, dia 12, por volta das 09h30, a guarnição de Rádio Patrulha composta pelos policiais militares Hipólito, De Sá, Joab e Adeilton, todos do 4º Pelotão se deslocaram até a localidade conhecida como Fortaleza, na zona rural de Pilão Arcado para averiguar denúncias feitas por uma pessoa que não quis se identificar, que o elemento por nome de Lucas Oliveira da Silva, tinha realizado disparos de arma de fogo nas imediações de sua residência. Quando a guarnição chegou ao local citado, constataram a veracidade da denúncia, realizando a prisão em flagrante delito do elemento citado. Em seu poder foram encontrados um revólver, cal.32, 2”, com capacidade para seis tiros, marca Taurus, com a seguinte numeração 511814, um rifle Cal .44, com capacidade para 10 tiros, com a numeração suprimida. Também foram encontrados 01 cartucho cal.44 e 02 cartuchos cal.32. As armas, as munições e o seu detentor foram apresentados na delegacia local da cidade.

População se revolta e mata assaltante a tiros e golpes de faca em Aratuba-CE

Um assaltante morreu vítima de linchamento pela população do município de Aratuba, a 128 km de Fortaleza. O caso ocorreu por volta das 18h00, na última sexta-feira (11) quando dois homens renderam e imobilizaram duas mulheres na localidade de Balança. O motorista Raimundo Almeida da Silva, de 41 anos, que passava no local presenciou o assalto e tentou intervir, mas foi baleado no peito esquerdo. O homem foi socorrido ao hospital de Canindé e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF). Revoltada com a cena, a população matou um dos homens com golpes de faca e disparos de arma de fogo, conforme o Comando de Policiamento do Interior (CPI). Durante o linchamento, um dos assaltantes conseguiu fugir do local. O assaltante morto foi identificado apenas como Daniel. Fonte: DN/Blog da Gardênia Oliveira.

Sargento da Aeronáutica é preso após furar blitz e tentar subornar PMs com R$ 200 mil

Um sargento da Aeronáutica foi preso, na madrugada deste sábado (12), em Olinda, após furar uma blitz do Batalhão de Polícia de Trânsito montado na Avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro de Jardim Atlântico. De acordo com o delegado Edinaldo Carvalho, o militar apresentava sinais de embriaguez, estava com a carteira de habilitação do irmão e ainda tentou subornar os PMs para resolver a questão. “Os PMs se encontravam fazendo o trabalho de rotina, com abordagem em condutores, quando o sargento não atendeu a ordem para parar. Ele saiu em desabalada carreira, os PMs saíram em perseguição, e dois quilômetros adiante conseguiram pegá-lo. Foi constatada toda a sintomatologia de embriaguez”, assegura o delegado. O policial conta ainda que o sargento dirigia com a habilitação do irmão porque a sua própria já havia sido cassada. “No momento da abordagem, ele chegou a ofertar R$ 200 mil para que tudo fosse solucionado ali”, conta o policial. Levado para a delegacia de plantão, o militar foi autuado em flagrante por condução de veículo em via pública com sintomas de embriaguez, apresentação de documento alheio como sendo próprio e tentativa de suborno. “Como a pena por esses crimes, somada, é maior que 4 anos, não cabe fiança. Ele ficará detido, à disposição do Judiciário”. O comando da Aeronáutica informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai comentar o caso. Fonte: G1 PE.

Policiais da equipe "Malhas da Lei" de Petrolina prendem foragido da justiça na Vila Vitória

Por volta das 19h05 da última terça-feira (08), a equipe "Malhas da Lei" de Petrolina juntamente com o serviço de inteligência da PEDEG, localizou e prendeu na Vila Vitória, Aldenes Ferreira de Souza, o mesmo encontrava-se foragido da Penitenciaria Doutor Edvaldo Gomes desde o dia 04/01/2013. O imputado foi entregue na 26ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina, ficando à disposição da justiça.
Fonte: Blog Diniz K-9.

Policiais militares da CIOSAC juntamente com a equipe "Malhas da Lei" de Petrolina dão cumprimento a mandado de prisão no Núcleo 5 do Projeto Senador Nilo Coelho

 Por volta das 17h30 da última terça-feira (08), após informe repassado pelo Serviço de Inteligência da CIOSAC, uma equipe deste grupamento de operações na caatinga juntamente com os policiais da equipe "Malhas da Lei" do 5º BPM, deu cumprimento ao mandado de prisão expedido na comarca de Belém do São Francisco, em desfavor de José Rodrigues da Silva, que foi preso no Núcleo 5 do Projeto Senador Nilo Coelho. O mesmo foi entregue na 26ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina, ficando à disposição da justiça. Fonte: Blog Diniz K-9.

Motorista envolvido em acidente usando celular deve responder por crime doloso

O motorista que provocar um acidente ou atropelar alguém por estar falando ao celular enquanto dirige deve responder por crime doloso, ou seja, intencional. Na prática, a decisão do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, significa que, nesses casos, os réus serão julgados por um júri popular e estarão sujeitos a penas mais severas do que se condenados por um crime culposo, quando não é intencional. Ao julgar o recurso do administrador de empresas Márcio Assad Cruz Scaff, acusado de ter atropelado e matado a policial rodoviária federal Vanessa Siffert, o juiz da 3ª Turma do TRF-1, Tourinho Neto, considerou que “as provas produzidas até o momento sugerem que o réu assumiu o risco de produzir o resultado [morte da policial]”, mesmo estando dentro dos limites de velocidade permitida. Se for condenado pelo crime de homicídio simples, o administrador pode pegar de seis a 20 anos de prisão, em regime fechado. Caso respondesse por crime culposo, estaria sujeito a pena que varia de um a três anos. Para o presidente da Comissão de Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, Thiago França Cabral, a decisão, “inflexível”, contribui para combater a impunidade no trânsito. “Casos como esses, além de um grande absurdo, são frequentes em nosso país. Por isso, a importância de se ter um [Poder] Judiciário forte, inflexível e implacável em suas decisões. Não só por uma questão de justiça, como também como forma de combater a impunidade no que diz respeito à violência no trânsito”. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2008, mais de 300 mil brasileiros perderam a vida em acidentes de trânsito, situação que, em 2009, levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a apontar o Brasil como o quinto país em mortes no trânsito Scaff atropelou Vanessa na noite de 26 de outubro de 2006, na BR-316, em Ananindeua, no Pará. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o administrador dirigia conversando ao celular quando ultrapassou os carros parados em uma barreira da Polícia Rodoviária Federal, avançou sobre os cones de sinalização e atingiu a policial de 35 anos, que estava em serviço e morreu em razão dos ferimentos. Consta do processo que Scaff também estava visivelmente embriagado e admitiu ter usado substâncias entorpecentes na véspera da ocorrência. Três cigarros de maconha e mais 4,7 gramas da substância foram encontradas no interior do veículo. Em agosto de 2010, a 4ª Vara Federal Federal Criminal do Pará decidiu que Scaff seria julgado por um Tribunal de Júri por crime doloso, já que havia assumido o risco ao dirigir de forma desatenta e por ter consumido drogas na véspera. O réu então recorreu ao TRF-1, que negou o pedido para que a denúncia fosse alterada de crime doloso para culposo. Fonte: Agência Brasil.

Violência cai, mas segue como “calo” do Governo

 Pernambuco apresentou uma redução de 6,3% na quantidade de homicídios em 2012, porém o percentual ficou abaixo da meta do Pacto pela Vida (principal programa de segurança pública estadual), que é de 12% ao ano. No ano passado, foram 3.321 mil assassinatos, 186 a menos do que em 2011. De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), o governo conseguiu diminuir em 34% a quantidade de óbitos letais e intencionais no estado, desde que o programa foi lançado, em março de 2007, o que representa 5,9 mil mortes a menos. A meta de redução está mantida para este exercício. Com a proximidade das eleições 2014, a possibilidade é que o elevado número de ocorrências possa ser utilizado como munição política que repercutam diretamente na possível candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República.
Conforme os indicadores divulgados pela própria SDS, onze municípios pernambucanos, sendo quatro no Agreste e sete no Sertão, não tiveram registro de assassinatos em 2012. Quanto ao número de homicídios contra mulheres, a queda foi de 38,3% no ano passado. Além disso, as cidades que mais apresentaram redução nos índices de mortes do gênero foram Salgueiro, no Sertão, com 34,3%, Olinda, na Região Metropolitana (17,6%), Petrolina, também no Sertão (15,22%), Recife (14,1%) e Caruaru, no Agreste (13,82%).

Homem foi detido em Casa Nova por porte ilegal de arma de fogo

Dia 12 de janeiro de 2013, por volta das 09h30, a Guarnição de Rádio Patrulha composta pelos policiais militares da cidade de Pilão Arcado, lotados no 4º Pelotão (Pertencente a 25º CIPM – Casa Nova – BA) deslocaram-se até a localidade conhecida como Fortaleza, na zona rural do municipio de (Pilão Arcado-Ba) para averiguar denúncias que a pessoa por nome: Lucas Oliveira da Silva, tinha realizado disparos de arma de fogo nas imediações de sua residência, quando a Guarnição chegou ao local, constataou a veracidade da denúncia, realizando então a prisão em flagrante delito de Lucas, com ele foram encontrados um revólver cal.32, marca Taurus, um rifle Cal .44, com capacidade para 10 tiros, com a numeração suprimida. Também foram encontrados 01 cartucho cal.44 e 02 cartuchos cal.32. Lucas, juntamente com as armas e as munições foi apresentado na Delegacia Local.

Prisão Por Porte Ilegal de Arma de Fogo em Santana do Sobrado Casa Nova - BA

Dia 11 de janeiro de 2013, por volta das 23h30, a guarnição de policia militar de Santana do Sobrado, pertencente a 25ª CIPM – Casa Nova BA. Prendeu em flagrante delito, André Cícero Leite de 26 anos, natural de Carnaubeira da Penha-PE, residente em Santana do Sobrado, em rondas pela rua Monte Alegre, no citado distrito, notou o elemento em atitude suspeita, e quando a viatura se aproximou ele jogou uma arma de fogo dentro de uma residência, os policiais o detiveram e ao averiguar a residência encontraram um fuzil 762, que ela estava conduzindo ele foi encaminhado a delegacia de policia civil de Juazeiro – BA. para adoção das medidas cabíveis.

Postagem Recente

Na BR 428 em Petrolina PE, Dois Homens Foram Detidos com Carga Roubada

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸 Plantão   Nesta terça-feira (07/07/2020), A Polícia Rodoviária Feder...

Postagens Mais Visitadas