Após morte de dois policiais durante testes físicos de seleção, comando inclui aulas preparatórias na PMBA

     
A Polícia Militar da Bahia decidiu suspender o processo seletivo do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), que vinha realizando, até que sejam concluídas as investigações sobre as circunstâncias da morte de dois policiais, durante uma das etapas da seleção, ocorrida no início desta semana. Outros dois PMs sentiram-se mal durante a prova, necessitando de atendimento médico, um deles segue internado. As vítimas fatais foram Luciano Fiuza de Santana, 29 anos, e Manoel dos Reis Freitas Júnior, 34.

O corpo do soldado Freiras Júnior foi sepultado na quarta-feira, 18, no município de Valença, terra natal do policial. Já o policial Fiuza foi enterrado, em Salvador, no cemitério do Campo Santo, na quinta. Ele faleceu na madrugada anterior.

De acordo com a PM, ainda estão sendo ouvidas testemunhas e não há suspeita sobre o que teria provocado o mal-estar e a morte dos policiais. Um perito oficial médico legista foi integrado à equipe de investigação. O comandante-geral da PM baiana, coronel Alfredo Castro, afirmou que todos os policias que participavam do teste de aptidão física já haviam sido submetidos a uma bateria de exames e aprovados. No teste em questão, os policiais teriam que percorrer 10 km em 60 minutos.

"Ninguém estava disputando para ver quem chegaria primeiro, e todos estavam aptos aos exercícios", garantiu o comandante.

Já foi anunciado que o curso recomeçará com a inclusão de uma nova etapa. Agora os policiais passarão por uma preparação antes da realização das provas de capacidade física, e ai só depois realizarão as três etapas que ainda faltam para a conclusão do curso: transposição de muro, flutuação uniformizada e apneia na água. A prova foi realizada no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo Castro, para evitar situação semelhante à que ocorreu com os policiais, o curso vai preparar os militares com aulas durante os meses de fevereiro a março, para que eles conheçam as condições físicas pessoais para decidirem se realizam o exame ou não. "Será como um pré-vestibular. Esse preparo não tem caráter eliminatório", explicou.

De acordo com o comandante, esta foi a sexta edição do curso promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e todos os candidatos fizeram exames médicos para certificação de que estavam aptos a participarem do processo.

"Nós preparamos para o dia a dia da nossa profissão. Adaptamos o homem às condições de trabalho", disse o comandante.

As aulas da nova etapa começam no dia 3 de janeiro de 2014 e seguem até fevereiro, sendo que não há data prevista para o próximo exame do Copes.

Perícia

Não há previsão para o resultado da toxicologia realizada nos policiais envolvidos. Conforme o comandante, é preciso fazer outros exames para se chegar à motivação do incidente.

Também foi levantada a hipótese de uso de substâncias para melhorar o condicionamento físico, que é investigada pela polícia. "Um teste antidoping foi feito 30 dias antes, mas não vai impedir que o candidato use alguma substância antes do THE", afirmou Castro.

Transplante
Um dos policiais que passaram mal, o tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, de 30 anos, vai precisar fazer um transplante de fígado. Segundo a Associação dos Praças, Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), ele teve falência hepática. A Tarde

Mulher morre eletrocutada enquanto passava chapinha em São Paulo

  
A auxiliar de escritório Cristina Barbosa Marcolino, de 30 anos, morreu eletrocutada quando alisava os cabelos com uma chapinha, na noite de quinta-feira (19), em Várzea Paulista, região de Jundiaí (SP). O pai de Cristina ouviu um barulho e a encontrou caída no chão do quarto, na casa da família, na Vila São José.

Cristina não conseguiu pedir socorro. Ela preparava-se para sair com o namorado. Cristina foi levada ao hospital da cidade, mas já chegou morta. Os médicos ainda tentaram reanimá-la, sem sucesso. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Jundiaí. De acordo com o laudo, a auxiliar de escritório sofreu uma parada cardíaca em razão do choque elétrico.

A Polícia Civil afirmou que, apesar de tudo indicar que a morte foi acidental, a causa será investigada. O aparelho usado pela vítima será submetido à perícia. A rede elétrica também será examinada. De acordo com relato feito por familiares, Cristina tinha saído do banho e estava descalça, com os pés úmidos sobre o piso, o que pode ter contribuído para a descarga elétrica. De acordo com o pai, Orlando Marcolino, a filha havia trabalhado como hair stylist e tinha experiência no uso da chapinha. A mulher foi enterrada nesta sexta-feira, 20, no Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, na própria cidade. AgenciaEstado

Suspeito de roubar pistola de policial militar da Bahia e receptador são presos em Petrolina


A equipe "Malhas da Lei" de Petrolina em conjunto com os policiais do Núcleo de Inteligência do Sertão 4/5º BPM e agentes do sistema penitenciário do estado de Pernambuco prenderam na manhã de hoje Gutierri de Oliveira Souza, de 22 anos e Fabricio Fernandes Ferreira Batista, de 25 anos. Eles são acusados de roubarem a pistola Glock, calibre 380 de um policial militar da Bahia a cerca de sete dias no Bairro Gercino Coelho, em Petrolina. O roubo teria acontecido quando o policial chegava a sua residência. Segundo as investigações, Fabrício, conhecido popularmente como "Fafá", abordou o policial na chegada de sua casa, tomou a arma do mesmo e depois fugiu do local correndo, posteriormente vendeu a arma por R$ 1 mil para Gutierri. A arma foi localizada na casa da irmã de Gutierri embaixo da cama. Os acusados foram encaminhados à Delegacia de Policia civil de plantão onde serão autuados e posteriormente serão encaminhados à Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.
Ascom 5º BPM

Fonte: Blog Diniz K-9

Juazeiro-BA: Motorista tenta passar por pontilhão alagado pelas chuvas e tem seu veículo quase encoberto


Com se pode ver na foto acima, não foi só a população de Petrolina que sofreu com a forte chuva ocorrida na tarde de hoje (20). Do outro lado da Ponte Presidente Dutra, em Juazeiro, a situação é bem parecida. Durante toda a tarde, vários internautas usaram o facebook para mostrar os principais pontos de alagamentos. Um dos pontos mais críticos é o Viaduto na Rua do Paraíso, Centro da cidade, onde este veículo foi parcialmente encoberto quando o motorista tentava passar pelo pontilhão.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Mulher foi assassinada após tentativa de assalto na Travessa da Maravilha, em Juazeiro-BA


Um crime chocou a comunidade do Bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro-BA, no final da tarde desta sexta-feira (20). Uma tentativa de assalto a uma bomboniere, deixou um ferido e uma vítima fatal. O dono do estabelecimento, João Huges Fonseca, de 62 anos, foi baleado no braço, e sua cunhada, Jucélia Matos, de 53 anos, que trabalhava no estabelecimento foi assassinada covardemente na frente de sua irmã e sobrinha. Segundo informações, Kaêto André Alves, de 20 anos, morador de Petrolina, chegou em uma moto e teria tentado assaltar a Bomboniere, na Travessa da Maravilha, na tentativa da fuga, Kaêto sacou a arma e atirou, atingindo Jucélia na cabeça. João, que foi atingido no braço, com ajuda de populares conseguiu render o assassino dentro de uma loja de roupas até a chegada da polícia, que o conduziu para a delegacia. Muito abalada, a irmã da vítima, Marli Matos viu toda a cena e relatou o momento que presenciou. “Ele montou na moto, e a moto não deu partida, ele puxou a arma e atirou na minha irmã, ela estava na frente de casa, ele atirou na cabeça”, contou. Até o começo da noite, o corpo de Jucélia estava em frente a Bomboniere e reuniu centenas de pessoas no local.

Fonte: Blog do Geraldo José

Chuva abre cratera na BR-235 e provoca acidente com dois veículos em Uauá

201213-tragedi06
201213-tragedi01

A chuva forte que atinge o Nordeste tem provocado vários problemas estruturais. Nas primeiras horas desta sexta-feira (20) um buraco deixado pela chuva na BR-235, no entorno da cidade de Uauá (BA), provocou um grave acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio.

O acidente aconteceu depois que um bueiro cedeu deixando uma enorme cratera na pista. Não há informações sobre os ocupantes do veículo, já o motorista do caminhão está preso nas ferragens. A polícia militar está no local para tomar as medidas necessárias. (informações:natelaeventos)

Quadrilha que vendia vagas em medicina fraudou Enem, diz polícia


A quadrilha presa no início de dezembro por suspeita de venda de vagas em cursos de medicina em Minas Gerais e no Rio de Janeiro também é investigada por fraude no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), de acordo com o delegado Fernando José Lima, que presidiu o inquérito. Ainda segundo a polícia, a fraude ocorreu no exame deste ano, em Barbacena, na Zona da Mata mineira. O funcionamento do esquema foi revelado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (19), em Belo Horizonte.“A quadrilha descobriu que o método de fiscalização do Enem era mais brando pela falta de detectores de metais”, disse. Ainda segundo o delegado, os fiscais do exame na cidade também não pediam que candidatos de cabelos longos prendessem os cabelos. Dessa forma, favoreceu o uso de escutas por pessoas que contrataram a quadrilha. De acordo com as investigações, o suspeito de ser o chefe da organização criminosa teria pagado R$ 10 mil a um fiscal da prova em Barbacena, que, nos dois dias do exame, vazou os cadernos de cor amarela para um integrante da quadrilha. O delegado diz que isso ocorreu com agilidade, logo no início da prova, para que as questões fossem respondidas e passadas por ponto eletrônico e mensagem de celular a candidatos participantes da fraude. Segundo a Polícia Civil, o fiscal ainda não foi identificado. A apuração do caso mostra que, mesmo sem receber o caderno amarelo, o candidato marcava esta opção de cor no gabarito e reproduzia a frase de confirmação que consta em todas as provas da mesma cor. A frase era enviada aos candidatos pelo chefe da quadrilha. Ainda segundo a polícia, houve falha na conferência da marcação do gabarito pelos aplicadores da prova. Em alguns casos, candidatos usaram uma caneta que permitia ter a tinta apagada. O delegado afirmou que o preço cobrado aos candidatos era entre R$ 70 mil e R$ 100 mil pelas respostas, mas ainda não há um levantamento do número de pessoas que podem ter sido beneficiadas no exame. Ainda segundo Lima, o candidato era orientado a estudar para a redação, que não poderia ser fraudada. De acordo com a polícia, o pagamento seria feito depois que os candidatos conseguissem as vagas em universidades federais. A confirmação das vagas só será feita com a divulgação do resultado do Sisu. No dia 3 de dezembro, 21 pessoas foram presas na Operação “Hemostase”, suspeitas de fraudar vestibulares de 11 instituições de ensino superior em Minas e no Rio de Janeiro. Cinco seguem detidas em Caratinga, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, incluindo dois suspeitos de atuar na fraude do Enem em Barbacena. Os demais, segundo a polícia, colaboraram com as investigações e, por isso, vão responder em liberdade. A partir de agora, a investigação vai ser assumida pela Polícia Federal. Segundo o delegado Paulo Henrique Barbosa, há indícios de fraudes do Enem e os possíveis beneficiados vão ser investigados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, por meio de nota no início da tarde desta quinta-feira que a segurança durante a aplicação do Enem é feita antes, durante e após as provas, com o acompanhamento da Polícia Federal. O Inep ainda disse que acompanha os desdobramentos das investigações da Operação Hemostase, e que, até o momento, segundo a Polícia Federal, não existe qualquer elemento que indique, mesmo que de forma pontual, o beneficiamento de qualquer candidato. O instituto ainda disse que, conforme previsto no edital do Enem, os candidatos que forem identificados como beneficiados pelo esquema serão eliminados.

Fonte: G1

Homem é flagrado pelas câmeras de monitoramento do 5º BPM furtando aparelho celular no Centro de Petrolina


Por volta das 16h20 dessa quarta-feira (18), as câmeras de monitoramento do 5º BPM, flagraram o momento exato em que o morador de rua J.A.S., de 32 anos, na Rua Dom Vital, no Centro de Petrolina, subtraiu de dentro do veículo pertencente a vítima T.M.S., de 65 anos, um objeto e fugiu em disparada. As câmeras acompanharam o deslocamento do imputado pela Ponte Presidente Dutra, com destino a Juazeiro-BA. A Central de Operações do 5º BPM empenhou a guarnição da CIOSAC, que conseguiu deter o elemento, sendo encontrado com ele um telefone celular pertencente à vítima. O imputado foi entregue com o objeto furtado na 1ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de praxe.
Ascom 5º BPM

Fonte: Blog Diniz K-

Governo de Pernambuco anuncia demissão do Secretário de Defesa Social


Depois de uma entrevista no Jornal do Commercio, mais que questionada, na qual pergunta “por que mulher gosta tanto de farda”, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, pediu demissão do cargo. O Governo de Pernambuco soltou uma nota comunicando a saída do secretário. Leiam:

"O governador Eduardo Campos aceitou o pedido de exoneração do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, apresentado depois que declarações a ele atribuídas em reportagem do Jornal do Commercio, que motivaram críticas e cobranças. Ele se reuniu nesta quinta-feira (19/12) com o secretário, agradeceu pelos bons serviços prestados e designou o delegado federal Alessandro Carvalho para responder pela pasta. Eduardo enfatizou que o Pacto pela Vida seguirá seu desenvolvimento pautado em valores, 'como política de estado que é, acima de pessoas e acima de governos'."

Fonte: Blog do Carlos Britto

Homem é morto a tiros na zona rural de Petrolina




 
 
 
 
 
 
 
Por volta das 05h30 de hoje (19), a Central de Operações do 5º BPM tomou conhecimento através de populares, que na estrada carroçável entre a Transnordestina e o Núcleo 9 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina, havia um corpo sem vida. De imediato foi acionada a PB 26136, que chegando ao local constatou a veracidade da informação, sendo que a vítima E.D.A. foi atingida por dois disparos de arma de fogo no rosto. Policiais militares realizaram rondas nas proximidades na tentativa de identificar e prender (o)s criminoso(s), porém até o fechamento desta edição não haviam obtido êxito. A PB 26136 preservou o local do crime até a chegada do IC, que removeu o corpo para o IML.
Ascom 5º BPM/Imagem: Google

Fonte: Blog Diniz K-9

Policiais militares da Bahia e Pernambuco durante "Operação Divisa Segura" erradicam 65 mil pés de maconha próximo a Curaçá-BA


Mais três plantações de maconha foram erradicadas na manhã dessa terça (17), no município de Curaçá-BA, durante a "Operação Divisa Segura", coordenada pelas polícias militares da Bahia e de Pernambuco. Policiais militares da duas Companhias Independentes, 2ª CIPM/PE e 45ª CIPM/BA, localizaram, com a ajuda um helicóptero da PMPE, três plantios com aproximadamente 65 mil pés de maconha, totalizando 28 hectares, numa ilha conhecida como Remanso, próxima ao Distrito de Pedra Branca, município de Curaçá. Além do apoio aéreo, a tropa da 45ª CIPM também utilizou uma embarcação militar para chegar até os locais, a ilha Remanso e a localidade conhecida como ilha das Cabras, onde encontraram o plantio. De acordo com o comando da 45ª CIPM/Curaçá, a operação continuará ocorrendo na região para a tranquilidade dos moradores, e afirma a continuidade das operações, que serão realizadas na região de fronteira estadual, conforme orientação do comando da Policia Militar da Bahia. A busca e captura de indivíduos foragidos dos dois estados, as ações preventivas de blitz e operações repressivas de combate ao tráfico e assaltos são também focos dessa junção.
Ascom 45ª CIPM/Curaçá-BA

Fonte: Blog Diniz K-9

Sem segurança barracas são arrombadas no Mercado Popular de Juazeiro


A falta de agentes da Guarda Municipal ou de qualquer outro tipo de segurança no Mercado Popular provocou enorme prejuízo a duas comerciantes na madrugada desta quarta-feira (18), em Juazeiro.
Dona Madalena Souto que investiu em torno de R$ 2.000,00 na aquisição de calçados buscando um pouco mais de lucratividade neste final de ano declarou no programa Geraldo José na Transamérica FM que não sabe o que fazer com tamanho prejuízo.
"Ladrões invadiram o mercado na madrugada desta quarta e levaram tudo que investi para este final de ano. Há muito tempo o nosso mercado não tem segurança, não tem um administrador, e às vezes é a gente que fecha o portão que não se quer um cadeado, com isso a bandidagem se aproveita para arrombar nossas barracas", disse temerosa Dona Madalena.
Dona Silvana da Silva Bezerra que comercializa confecções e perfumes alegou que o seu prejuízo foi menor, mas reiterou a falta de segurança no entreposto localizado no centro da cidade. "Nesta quarta foram arrombadas quatro bancas e nós estamos com receio de adquirir novos produtos, pois com a falta de segurança no local com certeza os bandidos vão voltar", declarou Silvana.
O presidente da Associação de Permissionários do Mercado Joca de Souza Oliveira endossou as reclamações. "Há poucos dias arrombaram o Armarinho de Marli, um dos mais antigos do mercado e a vigilância continua a mesma dia sim, dia não. Esta situação nas feiras e mercados de Juazeiro parece fim de governo, onde gestor derrotado abandona a gestão de vez", concluiu, blog do Geraldo Jose.

Durante apresentação em circo, homem xinga palhaço e é morto por trapezista, em Goiana-PE


Um pescador de 37 anos não estava achando a menor graça nas piadas de um circo montado em Goiana-PE e começou a avacalhar a apresentação. O trapezista, irmão do palhaço, tomou as dores, sacou uma faca peixeira e matou o homem.
Imagem: Reprodução/TV Clube

Fonte: Aqui PE

Justiça determina prisão de dez vereadores de Caruaru-PE


Uma grande operação de combate à corrupção está acontecendo na manhã desta quarta-feira (18) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A Polícia Civil batizou a ação de Operação Ponto Final e está cumprindo dez mandados de prisão, além de quatro mandados para depoimentos obrigatórios e outros de busca e apreensão. Os suspeitos são vereadores de Caruaru que estariam envolvidos em atos de corrupção na cidade. A polícia vinha investigado o caso há seis meses. A polícia informou que 120 policiais participaram da ação. Um secretário executivo da Prefeitura de Caruaru, o comentarista político Davi Cardoso, também foi levado para prestar depoimento, através de um mandado de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar esclarecimentos, sem ficar detida. Durante participação na Rádio Cultura, Davi lamentou as notícias equivocadas sobre sua suposta prisão e disse que foi convidado apenas para colaborar com a polícia. Ele já está sendo liberado. Uma ação investigativa movida pela 4ª Vara Cível de Caruaru, no Agreste do Estado, resultou na expedição de mandados de prisão, busca e apreensão contra dez vereadores do município. Dos dez parlamentares suspeitos de praticar suborno, oito já se encontram detidos na Delegacia de Caruaru. Entre os presos estão os vereadores Jadiel (PRTB), Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM), Val das Rendeiras (Pros), Jajá (PPS) e Eduardo Cantarelli (SDD).

Fonte: A Voz da Vitória

Cuidado... Imagem do dia: Show dos horrores em Pedrinhas

Hoje (17), mais uma rebelião estourou no Centro de Detenção Provisória (CDP), localizado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.
De acordo com a Superintendência Geral de Administração Penitenciária, o motim foi causado em decorrência da rivalidade entre integrantes de uma mesma facção, e deixou três captados e outro esfaqueado.
Em outubro, após a rebelião que resultou em 9 mortes e 20 presos feridos, além de vários ataques a ônibus, a governadora Roseana Sarney (PMDB) decretou estado de emergência no setor prisional e prometeu construir dez presídios em 180 dias para desafogar as cadeias do estado e separar as facções criminosas. No entanto, nada foi feito até agora

Erradicados em Orocó, PE Operação foi resultado da conjunta das PM’s da Bahia e Pernambuco. Erva foi encontrada na zona rural do município.

Policiais erradicam maconha em Pernambuco (Foto: Marcondes Gonçalves/PMPE)

Efetivos da Polícia Militar de Pernambuco e Bahia erradicaram cerca de 65 mil pés de maconha em Orocó-PE. A ação, que aconteceu na terça (17), foram erradicadas três roças de maconha na Ilha das Cabras, na área ribeirinha do município.
A ação dos 2ª CIPM e 45ª CIPM – BA faz parte da estratégia da Diretoria do Interior II para o enfrentamento ao crime relacionado, também, ao tráfico de drogas, responsável pela combate ao tráfico na região.
Na investigação, policiais da 2ª CIPM fizeram uma mapeamento da área rural e identificaram essas três roças. Segundo o subcomandante da companhia, Marcondes Gonçalves Ferraz, não havia ninguém no local e nem drogas para prontas para consumo. “A incineração já foi feita no local da erradicação e agora cabe a Polícia Civil de Orocó dar continuidade às investigações”, explicou o subcomandante.
 Depois de seca e prensada, a erva é colocada em sacos de 50 quilos. A venda do produto é feita por charutos, popularmente conhecidos como dólar ou peteca, que tem de 15 a 30 gramas, produção vendida por até R$ 20,00 a R$ 40,00

SUSPEITO DE HOMICÍDIO É PRESO PELA EQUIPE MALHAS DA LEI

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa
Após investigações, policiais civis e militares da equipe malhas da Lei de Floresta, foi preso Wilton Berg da Conceição Lucena, de 24 anos, conhecido por Wilton de Zé Flor.
Contra o suspeito existia um mandado de prisão pela prática de homicídio que vitimou no ano de 2012 a pessoa de Alan Kleber da Silva Cordeiro na comarca de Belém do São Francisco.
A prisão do suspeito ocorreu na frente da residência do suspeito que fica no centro da cidade de Belém de São Francisco, Sertão do Estado. Após ser apresentado na delegacia o suspeito foi recolhido na Cadeia Pública do município onde fica a disposição da justiça. Participaram da prisão a Equipe Malhas da Lei AIS-22, policiais do Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS-02) e policiais do GATI/1ª CIPM de Belém de São Francisco/PE

DOIS MESES DO ASSASSINATO DO PROMOTOR E INQUÉRITO AINDA NÃO FOI CONCLUÍDO


Já se passaram dois meses que o promotor Thiago Faria Soares, 36 anos, foi assassinado com vários tiros de espingarda calibre 12, no município de Águas Belas, no Agreste do estado. Até agora, uma pessoa foi presa apontada como executora do crime e outra continua sendo procurada em uma caçada que ultrapassa os limites do estado.
A Polícia Civil e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmaram um pacto de silêncio para não falar mais sobre as investigações. Segundo fontes da polícia, mais de 60 pessoas foram intimadas a prestar depoimentos na Delegacia de Águas Belas, onde o crime está sendo investigado por três delegados.
O Disque-Denúncia está oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil por informações que levem à prisão do fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, apontado pela polícia como o mandante da assassinato.
Fonte: Gazzetadosertão

INCÊNDIO ATINGE NAVIO COM GÁS PROPANO, NO PORTO DE ARATU

Incêndio atinge navio carregado de gás inflamável em porto de Aratu

Um incêndio atingiu um navio carregado de gás propeno no pier de uma área do Porto de Aratu em Candeias, na noite desta terça-feira (17).
Segundo a guarda portuária, o fogo foi propagado após uma explosão ocorrida durante o descarregamento de gás do navio Gold Miller.
Ainda segundo a guarda portuária, equipes dos bombeiros estão no local combatendo as chamas. A Marinha e equipes do Pólo Petroquímico também estão indo para o local. Ninguém ficou ferido. Parte do porto está interditada. Informações do G1

Acusados de homicídio foragidos da justiça são presos em Santa Maria da Boa Vista

preso

Um trabalho em conjunto realizado pelo Núcleo Integrado de Segurança (NIS-4) e a equipe da Malhas da Lei da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, culminou com a prisão de dois acusados por homicídio.
Na ação, realizada nesta terça-feira (17), foram detidos Aristeu João de Oliveira, 35 anos, e Marcos Antônio Almeida Alves, 45.
Segundo boletim policial, ambos eram foragidos da justiça e tinham mandado de prisão decretado. Aristeu, que é natural de Carnaubeira da Penha, Sertão de Itaparica, cumpria pena em Petrolina, na Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes. Ele foi recapturado na Agrovila 19 do Projeto Fulgêncio. Já Marcos Antônio foi localizado no Assentamento Safra. As duas localidades ficam na zona rural de Santa Maria.

Comandante do 5° BPM refuta falhas na operação policial que resultou em morte de sargento


Diante da repercussão acerca da trágica morte do Sargento Jaílson, lotado no 5° BPM, ocorrida na noite de ontem (16) na zona rural de Petrolina, durante uma operação policial, o comandante da corporação, tenente-coronel Henrique Senna, fez um comentário ao Blog questionando algumas observações de leitores sobre uma suposta deficiência do trabalho da Polícia que culminou com o fato.

Confiram:

"Para efeito de esclarecimento, passo a registrar algumas observações importantes:

1. O bloqueio é móvel, diferente de alguns que vemos em outros locais em que há uma estrutura de alvenaria ou um trailer, portanto a informação de que sempre se transitou e não teve sinalização adequada não procede;
2. A operação estava bem sinalizada com cones refletivos, a oitenta metros de distância do local, para que qualquer condutor visualizasse com bastante antecedência;
3. A viatura estava com os sinalizadores ligados e, em uma via sem qualquer tipo de iluminação, tais sinalizadores têm seu brilho potencializado possibilitando que sejam vistos a, no mínimo, um quilômetro de distância;
4. Todos esses pontos foram devidamente registrados pela perícia do Instituto de Criminalística do Estado.

Portanto não procedem os questionamentos quanto à deficiência na visibilidade da operação. O que realmente fica em toda a família policial militar do Estado e, em especial, do 5º BPM, é uma dor tremenda pela perda de um grande profissional e companheiro, além de um excelente pai de família."
Henrique Senna/Comandante-5°BPM

Fonte: Blog do Carlos Britto

Sargento da Polícia Militar morre atropelado por caminhão durante bloqueio policial na BR 407, em Petrolina

Foto: Jonathas de Oliveira/Arquivo pessoal
Foto: Larissa Paim/G1

Um acidente envolvendo um caminhão deixou um Sargento da Polícia Militar de Pernambuco morto na noite da segunda-feira (16). Jailton Rodrigues de Oliveira, de 50 anos, foi atropelado na estrada do Distrito de Uruás, na BR 407, enquanto fazia a segurança da equipe de policiamento. De acordo com informações do comandante da 1ª Companhia de Polícia, Capitão Marcos Costa, o caminhoneiro furou o bloqueio sinalizado da polícia durante a Operação Polígono e atingiu o Sargento que morreu no local. Em nota, a Polícia Militar cancelou a entrega de medalhas, marcada para a manhã desta terça (17). Neste evento, o Sargento Jailton seria um dos homenageados como destaque da 2ª Companhia da PM em Petrolina. “Ele sempre foi diferenciado no batalhão. A tropa está sentindo muito, pois ele era um excelente profissional”, lamentou Marcos Costa. O Sargento fazia parte da PM há cerca de 30 anos e estava próximo de se aposentar. O caminhoneiro, de 45 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Cicil do Bairro Ouro Preto para investigações sobre o fato. O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

Nota do Blog: O Sargento Jailton era um dos policiais mais queridos do 5º BPM, quiçá de toda a Polícia Militar de Pernambuco. Policial dedicado a defender a sociedade pernambucana, pois mesmo completando seu tempo necessário para se aposentar decidiu permanecer um pouco mais fazendo o que mais gostava, trabalhar pela sociedade pernambucana, mesmo com o risco da própria vida. "Ligeirinho", como era carinhosamente chamado pelos seus companheiros, deixa uma lacuna nos corações de toda a família 5º BPM, vai-se um verdadeiro herói pernambucano, que não media esforços para cumprir as missões que lhe eram incumbidas. Que Deus conforte os familiares e amigos e o coloque em um bom lugar...

Fonte: G1 Petrolina e Região/Blog Diniz K-9

Corpo de homem com cabeça esmagada é encontrado na Cohab, em Ouricuri-PE


O corpo de um homem, até o momento conhecido apenas por Alex, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Ouricuri-PE, foi encontrado em um matagal, nas proximidades da Cohab, na manhã desta terça-feira (17). Ele foi morto a pedradas, onde teve sua cabeça esmagada e estava com um pedaço de pano na boca. As políciais Militar e Civil estiveram no local para os procedimentos de praxe e o corpo foi removido. A vítima foi encontrada por algumas pessoas que passavam por ali. Uma bicicleta, possivelmente pertencente a Alex, foi encontrada distante poucos metros do local do crime, que fica nas proximidades do Motel Canacuí e de uma fabrica de gesso do bairro. O crime possivelmente aconteceu no começo da noite dessa segunda-feira (16).

Fonte: Blog do Bruno Morais

Polícia Civil fecha cerco contra sonegação de impostos em Petrolina


A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (17) uma operação que visa reprimir crimes contra a ordem tributária em Petrolina. Segundo informou a assessoria de comunicação da Polícia Civil, foram cumpridos durante toda a manhã quatro mandados de busca e apreensão contra empresas que sonegavam o Imposto Sobre Serviços (ISS) no município e escritórios de contabilidade que ajudavam a fraudar notas fiscais e recolhimentos na área central da cidade. De acordo com a delegada Francisca Polyanna Neri, titular da 214ª Circunscrição, esta é a primeira operação do tipo no município. As investigações começaram há cerca de dois meses, através de uma denúncia da Secretaria da Fazenda Municipal, que atuou em conjunto com os policiais durante toda a investigação. No total foram apreendidos 08 notebooks, 03 computadores (CPU’s), 02 HD’s externos e notas fiscais falsificadas com valores variados. Ao menos 04 pessoas, que não tiveram seus nomes revelados, foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.

Sonegação
De acordo com o Secretário da Receita Municipal, Allan Maux, um levantamento preliminar dá conta que mais de R$ 80 mil foram sonegados dos cofres do município. As investigações da Polícia, que contam com a parceria de auditores fiscais de Petrolina, continuarão no sentido de averiguar oito novas empresas sob suspeita de sonegação. Policiais civis irão remeter cópia do inquérito sobre o caso para a Secretaria da Fazenda Estadual e Federal. O objetivo é verificar se a prática criminosa não está também nessas duas esferas.
Ascom Dinter II

Fonte: Blog do Carlos Britto

Igreja Universal é condenada a devolver mais de R$ 74 mil a fiel arrependida


A Igreja Universal do Reino de Deus terá de devolver a uma fiel arrependida uma doação de mais de R$ 74 mil, em valores de 2004, a serem corrigidos, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do dia 3 de dezembro, divulgada nesta terça-feira (17). O ministro Sidnei Benetti manteve decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) que considerou que houve queda no padrão de vida da doadora. A fiel alegou que foi pressionada pelo pastor por meio de ligações e visitas a sua casa a doar o valor, obtido em seu trabalho como contadora, em duas parcelas, no ano de 2003. Depois disso, entrou em depressão, perdeu o emprego e passou por dificuldades financeiras. Ela entrou com processo em 2010 para anular a doação. Para a igreja, a fiel tinha capacidade de reflexão e discernimento e, como o ato estava vinculado ao contexto religioso, ficaria impossibilitada a intervenção estatal no caso. O TJ-DF apontou violaçãodo artigo 548 do Código Civil, que configura nula a doação de todos os bens sem reserva parte ou de renda para suficiente para a subsistência do doador. A decisão afirma que “dos autos se extrai um declínio completo da condição da autora, a partir das doações que realizou em favor da ré, com destaque para a última, que a conduziu à derrocada, haja vista que da condição de profissional produtiva, possuidora de renda e bens, passou ao estado de desempregada, endividada e destituída da propriedade de bem imóvel”.A igreja alegou ao STJ que não se tratava de doação universal porque a fiel manteve um imóvel, um carro e parte da renda do trabalho. Porém, o ministro Sidnei Beneti, considerou que, haveria necessidade de reexaminar as provas do processo, o que não é permitido em caso de recurso especial e decidiu manter a determinação anterior.
Imagem: Google

Fonte: IG Último Segundo

Garoto de 09 anos é apreendido com 19 pedras de crack em Arcoverde-PE




Com 19 pedras de crack, um garoto de apenas 09 anos foi apreendido no início da noite dessa segunda-feira (16) em Arcoverde-PE. A Polícia Militar flagrou o menor com o entorpecente por volta das 18h50, na Rua 01 do bairro Cohab II. De acordo com a polícia, a criança estava atuando como “aviãozinho”, termo usado por traficar para identificar crianças e adolescentes que transportam a droga até o usuário. Ao avistar a polícia o garoto ainda tentou se livrar das pedras, jogando-as no chão. Ele foi levado juntamente com uma tia para a delegacia de plantão.
Imagem: Google

Fonte: Blog de Alvinho Patriota

Chegou ao fim do seu dia de serviço, Sgt Jailson (Ligeirinho)

image

Chegou ao fim do seu dia de serviço, Sgt Jailson (Ligeirinho), um homem que aos seus 50 anos de idade não se rendeu a aposentadoria, pois dizia aos seus companheiros policiais militares que queria ainda mais 10 anos pra servir ao estado.
Nas fotos, tirada este ano, nosso comandante Ten. Romilson Teles, repassou a ele que no bairro Cacheado, em Petrolina, estavam denunciando venda de droga, eu estava presente dentro da Companhia quando Sgt Jailson (Ligeirinho) deixou a sala e em menos de 15 minutos voltou com um elemento preso que estava fazendo venda de drogas; fica este exemplo de determinação.
Ligeirinho nos deixa e ficamos certo que nosso bom Deus dará a paz ao seu espirito. Viveu na farda e partiu na farda, nossas condolências a família e a todos os PMs de Petrolina que sofrem com a perda de nosso amigo e companheiro.
Por ROBSON PATRICIO – Sempre lado a lado com você
Tecnólogo em Gestão de RH, Coordenador do NACPE e Policial Militar de PE
Blog do Banana

Morte de sargento leva 5º BPM a suspender solenidade de entrega de medalhas

5 bpm

O 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) havia programado para o início da manhã desta terça-feira (17) uma solenidade de entrega de medalhas a profissionais da corporação, pelo tempo de serviço prestado à sociedade. Mas uma tragédia ocorrida na noite de ontem (16) levou o comando a suspender o evento.
O Sargento PM Jaílson acabou morrendo enquanto trabalhava num bloqueio policial na região de Uruás, zona rural de Petrolina, como parte da Operação ‘Polígono’, quando foi surpreendido por um veículo que furou o bloqueio. O policial foi atingido violentamente e arremessado há vários metros, morrendo no local.
Segundo informações repassadas ao Blog pelo capitão PM Marcos Fernandes Costa, o sargento já estava na corporação em Petrolina há 30 anos e seria um dos destaques na homenagem que aconteceria hoje no Teatro Dona Amélia, no Sesc. Querido pelos demais colegas, Jaílson era natural de Carnaíba, Sertão do estado. Segundo o capitão Marcos, o 5º BPM deve pensar em uma nova data para realizar a solenidade, mas o momento é de solidariedade à família da vítima.

Grave acidente próximo à Serra talhada-PE


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um grave acidente ocorreu por volta das 07h30 de ontem (16), próximo à Serra Talhada-PE. As primeiras informações relatam que as vítimas são uma mulher que pilotava uma moto e um homem que era o motorista do Fiat Uno. Os mesmos foram socorridos para o hospital de Serra Talhada. Até o momento não temos informações sobre os nomes dos envolvidos no acidente, nem o estado de saúde deles.

Fonte: Blog O Povo com a Notícia

Homem discute com companheira e bate cabeça da vítima contra a parede no Quati 2, em Petrolina



Uma mulher foi vítima de agressão por parte de seu companheiro em Petrolina. O caso foi registrado no Bairro Quati 2, Segundo informações policiais, Jonas José Nunes, de 49 anos, que é companheiro da vítima, teria discutido por motivo fútil com a mesma. Em seguida, o mesmo a agrediu fisicamente, batendo a cabeça da mulher várias vezes contra uma parede. A vítima foi atendida em uma unidade hospitalar com diversos hematomas, e Jonas foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil, no Bairro Ouro Preto. O mesmo encontra-se à disposição da justiça.
Ascom 5º BPM/Imagem: Google

Fonte: Blog Diniz K-9

Bombeiros encontram o corpo de Marinaldo (Tamba Discos) no Rio São Francisco, próximo ao Serrote do Urubu






















Foto: Reprodução Facebook - Lizandra Martins










 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os Bombeiros encontraram o corpo de Marinaldo Jose Lins e Silva, conhecido em Petrolina como Marinaldo da Tamba Discos ou Tambão, próximo ao Serrote do Urubu, no final da tarde de ontem (16), com indícios de afogamento. Marinaldo estava desaparecido desde o dia (15), por volta das 18h30, quando acharam o Caiaque dele virado nas proximidades da Ilha do Fogo com os seus pertences. A filha de Marinaldo, a Professora Vivianne confirmou que acharam o corpo e que ele pode ter sofrido de algum problema de saúde, já que o seu estado era muito bom A necrópsia do corpo foi feita pelo IML de Petrolina hoje (17) o resultado oficial podera sair em ate dias.

Fonte: Blog do Vinicius de Santana

Eletricista da Majestosa, que presta serviços à Celpe, morre eletrocutado enquanto trabalhava


Um funcionário da empresa Majestosa, que presta serviço à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) morreu neste domingo (15) vítima de choque elétrico durante um procedimento no trabalho. O acidente aconteceu no acesso ao distrito de Serra Branca em Ipubi, Sertão pernambucano.

Rogério, de 30 anos, residente em Ouricuri, estava realizando a substituição de um poste, quando recebeu a descarga elétrica. O corpo foi trazido para o Instituto de Medicina Legal de Petrolina.

Em nota, a assessoria de comunicação da Celpe informou que a empresa está apurando as causas do acidente. (Bruno Morais)

Polícia apreende menor sob efeito de alcool, portando drogas e pilotando moto sem carteira em José e Maria


Neste domingo (15) por volta das 8h da noite uma das viaturas do 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, localizado em Petrolina, fazia rondas corriqueiras no bairro José e Maria e ao passar na Avenida Lili Amorim, percebeu que o menor S.D.S.R., que pilotava uma moto YBR Placa PGD 0924, ao avistar o carro da polícia tentou fugir, mas foi alcançado pela viatura.

Quando foi abordado, o menor infrator tentou dispensar duas petecas de maconha, soltando-as no chão próximo aos seus pés, ato que foi percebido pelos policiais. Por ser menor o adolescente não portava a Carteira Nacional de Habilitação (CHN), e para completar não estava com o documento da moto.

O menor alegou que por sua idade não poderia ser preso, e caso fosse levado à delegacia iria denunciar os policias, pois não tinha medo de ROCAM, "pois era homem".

Segundo a polícia, o adolescente estava muito inquieto e apresentava sinais de ter ingerido bebida alcoólica, fato que ele mesmo confirmou aos policiais. Ele também confessou ter fumado um cigarro de maconha. Com informações da Assessoria de Imprensa da PMPE

Homem é preso no aeroporto de Brasília com US$ 280 mil escondidos na meia


A Polícia Federal deteve na noite dessa sexta-feira (13), no Aeroporto Internacional de Brasília, um homem de 41 anos que levava em suas meias 280 mil dólares (o equivalente a R$ 652 mil), além de R$ 13.950,00. As cédulas estavam escondidas em um meião de futebol. De acordo com as primeiras informações, o suspeito, cuja identidade não foi revelada, embarcou em um voo que saiu de São Paulo com destino a Brasília. Tão logo desembarcou no saguão do aeroporto, o homem foi abordado por agentes da PF e preso. O homem foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, no Setor Policial Sul. Ao ser interrogado, preferiu ficar em silêncio. Ele foi liberado, mas poderá responder a inquérito pelo crime de lavagem de dinheiro. Conforme regras da Receita Federal, qualquer passageiro que pretenda viajar com dinheiro em espécie, em valores superiores a R$ 10 mil, tanto em moeda nacional quanto estrangeira, é obrigado a declarar a quantia.

Fonte: Diário de Pernambuco

"Brinquedo" tomba morto em possível tiroteio com a polícia em Juazeiro-BA


A incessante caçada pelo foragido da polícia, Francisco Josiano Pereira, de 33 anos, conhecido como "Brinquedo", teve fim na manhã deste sábado (14). De acordo com informações repassadas ao Site Miséria pelo Comandante da Companhia da Polícia Militar da cidade de Brejo Santo, o Capitão L. Rodrigues, "Brinquedo" foi morto durante um possível confronto com a polícia no municipio de Juazeiro-BA, na localidade conhecida como Projeto Mandacaru, onde estava refugiado. Segundo informações extra-oficiais, os policiais militares foram recebidos a bala, no momento em que cercavam o imóvel onde o foragido se escondia. Após intensa troca de tiros, "Brinquedo" tombou sem vida. A busca pelo homem acusado de tráfico de drogas, assaltos à banco, roubos e assassinados percorreu pelo menos cinco estados do Nordeste. A Polícia Militar da Paraíba, Piauí, Bahia, Pernambuco e Ceará estavam no encalce de "Brinquedo" há alguns meses. A reportagem do Site Miséria entrou em contato com o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro, no qual foi fornecido o número de um telefone para que os parentes de "Brinquedo" possam entrar em contato para fazer o reconhecimento do corpo (74) 3611-7938.

Saiba mais
"Brinquedo" era apontado como líder de uma quadrilha e tido como principal mentor de homicídios e roubos de grande magnitude. No dia 15 de Outubro, ele foi visto na companhia de Jarlieldo Jackson da Silva, de 18 anos, durante uma tentativa de homicidio contra um adolescente de 16 anos, no Bairro Casimiro Farias, em Missão Velha-CE. Duas semanas depois, no dia 27, "Brinquedo" trocou tiros com a polícia na cidade de Mauriti-CE. Na ação, uma viatura do Destacamento de Mauriti ficou bastante avariada. Josiano e outros três comparsas conseguiram empreender fuga em direção do Distrito Buritizinho, utilizando uma Hilux de cor prata e placas PGE-9710 que havia sido roubada em Missão Velha. Este mesmo veículo tinha sido visto durante a destruição do Caixa Automático do Banco do Brasil de Penaforte-CE. No dia seguinte, a polícia prendeu Damiana Alexandre de Souza, de 33 anos, em posse de 200 gramas de maconha. Segundo os militares, a jovem era integrante do bando de "Brinquedo". Naquele mesmo dia, as polícias do Ceará e da Paraíba encontraram a Hilux utilizada na fuga da quadrilha incendiada no Sítio Campos, zona rural de Conceição-PB. Na mesma semana, a polícia prendeu 06 homens fortemente armados e municiados na zona rural de Mauriti que seriam integrantes do bando liderado por "Brinquedo". Com eles a polícia encontrou 03 revólveres calibre 38, 01 pistola calibre 9mm de uso restrito, farta munição de calibres 380, 9mm, 38 e 28. Além das armas e munições, certa quantidade de maconha e crack, bem como duas motocicletas, sendo uma delas com o chassi picotado. "Brinquedo" era tido como uma pessoa de alta periculosidade com ações em várias cidades do Cariri, principalmente Missão Velha, Abaiara, Mauriti e Milagres. Ele já havia cumprido pena por por tráfico de drogas na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri e, contra ele, existiam dois mandados de prisão, sendo um datado do dia 23 de agosto e outro do dia 20 de setembro.
Por André Costa

Fonte: Site Miséria

Universitária morre em acidente de moto em Araripina-PE


Uma jovem universitária morreu nessa última sexta-feira (13) após um acidente na BR-316, nas proximidades da AVEL, em Araripina-PE. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, houve um choque entre duas motocicletas que seguiam na mesma mão. Brena Oliveira, que residia no Sítio Tamboril, zona rural daquela cidade, era estudante da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA). Ela ainda chegou a ser socorrida e trazida para o Hospital Regional de Ouricuri, mas não resistiu e morreu logo após dar entrada nessa unidade. No acidente houve ainda mais duas vítimas que tiveram ferimentos mais leves.

Fonte: Blog do Bruno Morais

Familiares procuram homem desaparecido desde quinta-feira em Juazeiro-BA


Familiares procuram desesperadamente pelo paradeiro de Humberto Alves Nunes, de 40 anos (foto), que está desaparecido desde a última quinta-feira (12). Segundo informações repassadas à imprensa, ele foi visto pela última vez por volta das 20h00 na Avenida São João, no Bairro Piranga, em Juazeiro-BA. Humberto é morador do Jardim Flórida, também em Juazeiro. A família pede que quem souber de alguma informação entre em contato através do número (74) 8802-6383.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Postagem Recente

Na BR 428 em Petrolina PE, Dois Homens Foram Detidos com Carga Roubada

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸 Plantão   Nesta terça-feira (07/07/2020), A Polícia Rodoviária Feder...

Postagens Mais Visitadas