Operação policial conjunta em Araripina prende cinco pessoas, armas e munições

Policiais civis da 24ª Delegacia Seccional, em Araripina, em conjunto com o Ministério Público e com apoio da Polícia Militar, deflagraram nesta sexta-feira (07), uma grande operação que culminou no cumprimento de dois mandados de prisão, outros cinco de busca e apreensão, no total foram presas em flagrante.

Foram presos o Policial Militar Antônio Gomes de Souza de 42 anos, acusado de vender ilegalmente armas e munições.
Com o policial foram encontradas três pistolas 380, um revólver calibre 32, um rifle calibre 32, uma espingarda calibre 12, e diversas munições de diferentes calibres. A pessoa de Damião Angelim Vital, de 27 anos, foi flagrado com um revolver calibre .38 com seis munições intactas; Djalma Delmondes Macedo de 30 anos, autuado por posse irregular de arma de fogo. Foi encontrado em poder do mesmo, um revólver calibre .38 e mais 10 munições intactas.
Plínio Arraes Filho, foi localizado uma pistola garruncheira, 7 munições de 762, 4 munições de 38, além de uma munição calibre 22 intacta. Manuel Lazaro Carvalho Pires, de 24 anos, foram encontradas duas armas de fogo, sendo um revólver 38, Taurus, cano longo especial e uma espingarda de grosso calibre. Todos os acusados foram autuados em flagrante.
Gerencia de Polícia do Sertão – II
Assessoria de Imprensa

Ato em defesa da Ilha do Fogo foca presença de exercito americano no São Francisco

 

Protesto contra ocupação da Ilha do Fogo
 
Os diversos oradores que na tarde noite desta quinta feira (06/12) se pronunciaram no ato público pela liberação de acesso público à Ilha do Fogo focaram principalmente na denúncia do suposto acordo firmado entre CODEVASF e Corpo de Engenharia do Exército dos Estados Unidos.
Para eles a “militarização do São Francisco”, como disse o dirigente da CPT – Comissão Pastoral da Terra, Roberto Malvezzi, depois de relatar “manobras em Floresta, Itacuruba e Petrolândia” e a “instalação de bases em vários pontos do rio”, obedece a “uma estratégia com fins desconhecidos”, provavelmente ligados às usinas nucleares e exploração de minérios radioativos.
Nesta mesma linha discursou o dirigente dos Eletricitários, Gabriel Arcanjo e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro e Ana, Presidente da Colônia de Pescadores, impedidos de utilizarem a ilha.
Também Márcio Angelo, representando o Deputado Yulo Oiticica, ao ler uma declaração do deputado reiterou o repúdio da comunidade à ocupação, noticiando a convocação da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa da Bahia para a realização de uma audiência pública em Juazeiro, já que “o constrangimento a que estão submetidas as famílias dos pescadores e o impedimento de livre acesso à ilha fere direitos fundamentais da pessoa humana”.

Polícias Federal e Militar erradicam 100 pés de maconha em Belém do São Francisco (PE)

Uma plantação de 100 pés de maconha foi erradicada e em seguida incinerada na Ilha dos Brandões, em Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco. A ação aconteceu durante uma operação conjunta das Polícias Federal e Militar.
De acordo com a PM, além das mudas erradicadas, porções da erva pronta para venda também foram encontradas. Uma mulher de 62 anos foi detida em uma casa, que fica a 70 metros da plantação.
A suspeita, juntamente com a maconha, foi levada para a Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro (PE).(Foto ilustrativa)

Assassino do Soldado Mariano, morre em confronto com Polícia Militar nas proximidades de Extrema, distrito de Afrânio-PE

 Por volta das 13h30 do último dia 30, a equipe da CIOSAC comandada pelo 1º Tenente PM Freitas, tomou conhecimento do latrocínio cometido por Leidinaldo da Silva Lima, em desfavor do Soldado PM Mariano, ocorrido no último dia 29. Segundo informações o acusado teria assassinado o Soldado com 03 (três) tiros na cabeça, roubado a pistola e a motocicleta e em seguida fugido para Rajada, onde reside seu avô e demais familiares. De imediato, a CIOSAC fez deslocamento até o local, onde localizou a casa do avô de Leidinaldo. Segundo o

mesmo, Leidinaldo havia chegado por volta de 05h00 do dia 30, em uma motocicleta preta, onde a teria deixado na casa de uma parente próximo a casa dele e logo em seguida se dirigido a residência do avô para dormir. Ainda de acordo com informações do avô do homicida, por volta das 10h00 , Lidinaldo teria saído sem informar seu destino. Foi realizada uma busca no interior do cômodo que Leidinaldo dormira, onde dentro de um guarda-roupas, foi encontrado uma sacola com uma

pistola .40, 03 carregadores, 37 munições de calibre .40 e uma pequena quantidade de cocaína. A partir daí, foram iniciadas várias diligências, envolvendo a CIOSAC, GATI/5º BPM, GATI/14º BPM, GT de Rajada e Núcleo de inteligência do 5º BPM. Já no dia 01 de Dezembro, por volta das 08h45 da manhã, durante patrulhamento na estrada entre ''Satisfeito e Extrema'' distritos de Afrânio-PE, a equipe da CIOSAC juntamente com a equipe do GATI 14º BPM, se depararam com ''Leidinaldo'' pilotando uma motocicleta de marca/modelo Honda Bros, onde ao tentar proceder a abordagem, dando ordem de parada, o policiamento foi recebido com 02 tiros, tendo um dos tiros acertado a viatura da CIOSAC, de imediato os policiais reagiram, acertando 03 tiros no agressor, impedindo que o mesmo atentasse contra a vida de mais um Policial. Logo em seguida, foi prestado socorro, encaminhando o meliante a cidade mais próxima do local do confronto, dando entrada no Hospital Municipal de Afrânio. O meliante não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Foi recuperada a pistola calibre .40, 03 carregadores e a motocicleta, materiais roubados do SD Mariano, que foram entregues na Delegacia de Polícia Civil do Bairro Ouro Preto, em Petrolina-PE para serem adotadas as providências cabíveis ao caso. Fonte; blog diniz K-9.

Cena que se repete: Incêndio assusta moradores na Orla de Petrolina


Os incêndios não param de acontecer nas proximidades da Orla de Petrolina.
Hoje (05), por volta das 9:40, mais chamas ardiam. Dessa vez foi ao lado do Petrolina Pálace Hotel. O Corpo de Bombeiros foi acionado e agiu rápido.

Os bombeiros tiveram trabalho para que o fogo não se alastrasse para a construção de um prédio vizinho, que está repleto de madeiras e outros materiais inflamáveis. Ainda não se tem informação se o incêndio foi criminoso. As fotos foram enviadas pelo leitor Paulo Nogueira.

Capelania do Exército em Petrolina inicia nesta quinta Tríduo em Honra à Imaculada Conceição

A Capelania Militar de São José, do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMtz) em Petrolina realizará nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, às 19h, o Tríduo em Honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do Exército Brasileiro e co-padroeira da capela.

Com o objetivo de celebrar as festividades da Imaculada Conceição, comemorada mundialmente no dia 8 de dezembro, durante três dias serão lembradas junto à comunidade as virtudes da Virgem Maria. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias.
De acordo com o capelão militar, padre Cláudio Cassiano, a veneração dos soldados do Exército Brasileiro à Imaculada Conceição iniciou-se durante a Guerra do Paraguai, onde era rezado todos os dias o terço em dedicação à Virgem. “Documentos históricos apontam que o próprio Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nutriu por toda sua vida devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Tal importância foi decisiva ao declará-la co-padroeira de nossa Capelania Militar”, explicou o capelão.
A Capelania Militar de São José está localizada à Avenida Cardoso de Sá, no bairro de Vila Eduardo, dentro das instalações do 72º BIMtz. A entrada dos fiéis deverá ser realizada pelo portão principal do quartel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3861-2743 ou pelo e-mail: capelaniamilitarpetrolina@gmail.com.

Moradores da Vila Eulália vão promover novo protesto contra mortes frequentes na Sete de Setembro

As frequentes mortes ocorridas na Avenida Sete de Setembro, uma das mais movimentadas – e perigosas – de Petrolina, levaram mais uma vez a comunidade do bairro Vila Eulália, zona norte da cidade, a promover um protesto solicitando providências das autoridades públicas.

Ontem (4), um homem foi atropelado na avenida por um ônibus de transporte coletivo e morreu no local. Outros óbitos já aconteceram na Sete de Setembro, que por conta disso já ganhou o apelido funesto de “BR da Morte”.
Num e-mail enviado ao Blog, o presidente da Associação de Moradores da Vila Eulália, Pedro Caldas, lamenta a situação e conclama a comunidade a engrossar o protesto, que está marcado para o próximo dia 14 de janeiro de 2013, às 17h.
Ele aproveita também para criticar a falta de discussões sobre a questão da mobilidade urbana na cidade. Confiram:
Quanto custa a vida humana? É a pergunta que não tem resposta diante da situação de abandono e irresponsabilidade das autoridades políticas que conduzem os anseios da nossa cidade. A mobilidade urbana é um tema que nos últimos dias vem preocupando em muito os condutores de veículos e pedestres do nosso município, já que não se vê nenhuma política de infraestrutura discutida com a sociedade petrolinense para solucionar os problemas do tráfego de Petrolina.
Estive recentemente em Caruaru-PE e lá (onde meus pais moraram por sete anos) o trânsito nas proximidades do Terminal Rodoviário, era infernal. A BR que corta parte da cidade tinha as características das nossas BRs, que também cortam a cidade. Porém a atual administração relocou recursos federais no Orçamento da União para construção de três novos viadutos urbanos, resolvendo assim o problema da mobilidade urbana.
Quero assim mostrar que quando há vontade política e harmonia entre poderes e seus representantes, as soluções do trânsito podem ser resolvidos.
O que vem acontecendo na BR 428 – denominada de Avenida Sete de Setembro – é no mínimo um disparate sem tamanho, já que muitas vidas estão sendo ceifadas e mutiladas e ninguém toma providências.
Diante do exposto, a comunidade da Vila Eulália, que se vê prejudicada com a situação, vem clamando há tempos e não vem sendo ouvida pelas as autoridades locais. Vamos realizar no dia 14 de janeiro, às 17 horas, uma mobilização na referida avenida para que providências sejam tomadas.
Ontem, 04 de dezembro mais uma vida foi ceifada na avenida, além de três colisões entre veículos, e hoje, 5 de dezembro, às 7 horas, mais um acidente acontece na entrada da Vila Eulália. A hora de dar um basta é agora. Junte-se a nós.
Pedro Caldas/Presidente-Associação de Moradores (Vila Eulália)

Operação da policia Federal desbarata quadrilha que exportava clandestinamente para a Índia, pedras preciosas de Campo Formoso

 
Final da manhã de hoje (05), os delegados da Polícia Federal Marcelo Werner, responsável pela delegacia de combate ao crime organizado na Bahia ,Dr Amaro José Guimarães, delegado titular em Juazeiro e responsável pela investigação do contrabando de pederas preciosas no norte da Bahia, além do delegado da receita estadual, Dr Manoel, apresentaram em coletiva de imprensa, na sede da PF em Juazeiro, o resultado da Operação Barílio.
Informou o delegado Marcelo Werner, que foram cumpridos na manhã de hoje, em várias cidades da Bahia de no Rio de Janeiro. Segundo o delegado federal Werner, foram cumpridos 24 mandatos de aprisão temporária e 30 mandatos de busca e apreensão. O intuito da operação é de coibir atividade de uma quadrilha especializada na extração de minérios na região de Campo Formoso, utilizando-se de notas fiscais subfaturadas, enviava as pedras preciosas para o Rio de Janeiro, e que em seguida exportava para asia, tendo como mercado principal a India.
De acordo com o relatório das investigações apresentado pelo Delegado da polícia federal em Juazeiro, Dr Amaro Guimarães, já foram apreendidos algo em torno de 200 quilos de esmeraldas, amentistas e outras pedras preciosas antes de deflagrar a operação.
Disse o delegado que notas fiscais eram expedidas com o valor muito abaixo do real, a exemplo de uma, onde a declaração era de 10 mil reais, mas que no entanto o valor das pedras exportadas estava acima de 2 milhões de reais, caracterizando evasão de divisas.
Dentre as pessoas presas, está um funcionário da receita estadual em Senhor do Bonfim, que não teve o nome revelado, e que era responsável pela emissão das notas fiscais fraudadas para a quadrilha. A operação continua nesta quinta feira, tanto na Bahia como e no Rio de Janediro, podendo se estender por outros estados da federação.
A maior parte dos 21 mandados de prisão, ocorreram no município de Campo Formoso, onde 13 pessoas foram presas. Outros sete foram cumpridos no Rio de Janeiro e uma prisão ocorreu na cidade de Senhor do Bonfim. Todos os 31 mandados de busca e apreensão expedidos para a operação foram cumpridos e resultaram no confisco de pedras preciosas, principalmente esmeraldas, ametistas e citrilos.
De acordo com o delegado responsável pela operação, Amaro Guimarães, ainda não há uma estimativa de quantos kilos foram apreendidos porque os policiais ainda estão realizando a pesagem dos minerais capturados.

Loja das Casas Bahia é condenada por assédio moral a funcionários


A empresa Nova Casas Bahia foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Mato Grosso do Sul a pagar multa de R$ 500 mil por danos morais coletivos, em consequência da prática de assédio moral contra funcionários. A loja também foi proibida de continuar a expor seus empregados a situações humilhantes, sob pena de multa diária de R$ 150 mil por trabalhador prejudicado.
O Ministério Público do Trabalho (MPT), que moveu a ação, alegou que a empresa submetia os vendedores que não atingiam as metas de vendas ao constrangimento de dançar e vestir fantasias na frente dos colegas. Além disso, eles eram mandados para trabalhar apenas na boca do caixa, onde só podiam ser vendidos produtos do setor, o que resultava em diminuição das comissões.
Na sentença, o Tribunal observou que "não se chama eficiência, mas estratégia humilhante, quando o chefe da equipe, revestido do domínio que lhe é inerente no contrato, invade a esfera íntima do trabalhador, envergonhando-o, publicamente, como forma de 'castigo' pelo não cumprimento de metas, intimidando-o a nova humilhação e/ou dispensa, caso não cumpra a meta fixada".
O MPT pediu a condenação da empresa ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos, mas o juiz Renato de Moraes Anderson, da Vara do Trabalho de Três Lagoas, reduziu o valor da indenização para R$ 500 mil, considerando que a loja havia tomado providência para sanar a irregularidade.
A Casas Bahia, por sua assessoria de imprensa informou que "não reconhece a prática de assédio moral e não incentiva este comportamento". A empresa anunciou também que irá recorrer da decisão pleiteando uma nova redução no valor da multa

Baixa do açude de Cocorobó mostra ruínas da antiga Canudos

O açude de Cocorobó construído em Canudos (BA) pelo Governo Militar através do DNOCS em 1969 e que, na época, represou as água do rio Varza Barris, serviu principalmente para tentar esconder de vez qualquer resquício do massacre que houve naquele lugar: a fatídica Guerra de Canudos (1896-1897). Apesar do esforço do governo em esconder tal vergonha, Canudos sempre aflora do fundo das águas e revela outras feridas ainda não cicatrizadas. Atualmente com menos de de 24% de sua capacidade, as águas do açude agora deixam à mostra as ruínas da igreja da segunda Canudos, construída pelos próprios moradores do lugar alguns anos depois do massacre. A visão é deslumbrante e chama a atenção principalmente dos turistas que visitam a região, mas também revela um grave problema principalmente para os pescadores, que devido a baixa do açude, não conseguem instalar os tanques redes de criação de peixes e de camarão. A pesca também está proibida devido o período da piracema, o que deixa os pescadores sem sem alternativas de sobrevivência. QSP, Farnesio Silva.

Coletiva: Polícia Federal de Juazeiro fala sobre Operação Beryllos

pedras preciosas apreendidas na Bahia (Foto: Divulgação)A Polícia Federal (PF) em Juazeiro deve conceder uma entrevista coletiva em instantes (11:30), na sede do órgão, no bairro Santo Antônio, para apresentar os primeiros números da Operação Beryllos, deflagrada com o apoio da Receita Federal (RF). O objetivo é combater o comércio irregular de pedras preciosas e semipreciosas no município de Campo Formoso (BA), norte do estado, e região. Há indícios que foram autorizados a cumprir a 24 mandados de prisão temporária e 32 de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Especializada Criminal de Salvador. Os mandados estão sendo cumpridos em Campo Formoso e nas cidades de Senhor do Bonfim (também no Norte da Bahia) e Rio de Janeiro (RJ). Mais informações ao longo do dia.
O caso

G1/BA
Uma operação da Policia Federal realizada na manhã da quarta-feira (29), apreendeu pedras preciosas e semipreciosas em Salvador e no município de Campo Formoso, na região norte da Bahia, onde cerca de 5kg de diamantes e esmeraldas foram apreendidos pela polícia.
A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro.
Em Salvador, foram cumpridos mandados de busca em uma casa no bairro da Cidade Nova e em um box do Mercado Modelo, no Comércio.
Nos dois locais, os policiais federais apreenderam pedras preciosas e semipreciosas, entre elas diamantes e esmeraldas, além de documentação e computadores. Já no interior do estado, no município de Campo Formoso, foram apreendidos 5,3 Kg de pedras entre preciosas e semipreciosas.
Segundo a Polícia Federal, a operação é resultado de mais de um ano de investigação, desenvolvido pela Delegacia em Juazeiro.
Os envolvidos serão indiciados pelo crime de usurpação do patrimônio da União, previsto no Art. 2º, § 1º, da Lei 8176/91(Lei de Crimes contra a ordem econômica) com pena de detenção prevista de 1 a 5 anos. QSP, Farnesio Silva.

Condenado por pedofilia na Bahia quer voltar a curso de Medicina na UFBA

Um assunto polêmico domina os corredores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba): Diogo Nogueira Moreira Lima, de 25 anos, quer retomar o curso de Medicina, mas está enfrentando resistência da instituição. O motivo: ele foi preso em flagrante em 2009 pelo crime de pedofilia. As crianças molestadas tinham 10 anos.
Lima foi processado, julgado e considerado semi-imputável pela Justiça – a defesa do então estudante do 4º ano de Medicina comprovou que ele sofria de transtornos mentais. Como pena, ele permaneceu internado por três anos em um Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Recebeu alta em julho deste ano decidido a voltar a estudar.
No mês passado, Lima obteve uma liminar na Justiça Federal, assegurando o seu direito de se rematricular na Ufba. Ele corria risco de ser jubilado por ter ficado anos sem renovar a matrícula, mas a família justificou a sua ausência no processo. blog do ricardo banana.

Criança recém nascida é encontrada em lata de lixo em Petrolina

Moradores da Rua 45, no bairro Cohab IV, se depararam com um fato inusitado na manhã desta quarta-feira (5), ao encontrar uma criança recém-nascida em um lixeira. O bebê foi achado pela vendedora Leni Pacheco, que passava pelo local e ao avistar a criança acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que removeu o recém-nascido para o Hospital Dom Malam (HDM / IMIP).
Segundo a pediatra Angélica Guimarães, responsável pelos primeiros atendimentos, a criança chegou ao hospital em boas condições, aparentemente saudável, sem resíduos de lixo, nem picada de insetos. “Trata-se de uma menina, com cerca de 50 cm e 3.200kg, tem em média 5 a 7 dias de nascida, pois o cordão umbilical já caiu. Estava bem cuidada, não é prematura, o que indica que nasceu no tempo certo”, disse.
Ainda de acordo com a médica, foram feitos os exames de rotina e no momento a criança está em observação. Somente com os resultados em mãos, comprovando que a menina está em perfeito estado de saúde, é que poderá ser encaminhada para o Conselho Tutelar, que já foi acionado, onde serão tomadas as medidas cabíveis.
Blog do Banana

Leis que punem crimes na internet são publicadas no Diário Oficial da União

A presidente Dilma Rousseff (PT)sancionou duas leis que tipificam os crimes na internet, aprovadas pelo Congresso Nacional em outubro e novembro. As leis foram assinadas na última sexta-feira (30/11) e publicadas na segunda-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU).
As novas regras alteram o Código Penal para definir os crimes cibernéticos e instituir as respectivas penas. As leis tipificam crimes como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mail, a derrubada proposital de sites e o uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do titular.
A prática de uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do dono, por exemplo, passará a ser equiparada à falsificação de documento, com penas de um a cinco anos de prisão e multa. (Fonte: Agência Brasil)

Mias um acidente com vitima fatal entre onibus e moto na avenida Sete em Petrolina

Vários pontos da longa extensão da Avenida Sete de Setembro em Petrolina, que vai desde o trevo, antrada da cidade, até o contorno com a Avenida Honorato Viana, acesso para a Cohab Massangano, os acidentes são constantes. Em vários pontos de acesso aos bairros José e mariapassando pelo KM2, Ouro Preto e Jardim Maravilha, principalmente entre o José e Maria e Lagoa de Manoel dos Arroz não há um só dia que não ocorra um acidente grave.
ocasião emque um motoqueiro, até agora não identificado, foi colhido por um ônibus da empresa Joalina e teve a cabeça esmagada. Ele trajava no momento, camisa vermelha e bermuda jeans!

Apenas este ano, assaltantes agiram mais de 150 vezes contra bancos na Bahia

Bancos são assaltados em Tapiramutá e IaçuMais uma vez os dados de violência registrados na Bahia são alarmantes. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Sindicato dos Bancários, 50 agências bancárias foram assaltadas este ano. Segundo o levantamento, houve ainda 21 tentativas frustradas. Quando são somados os 80 casos de arrombamentos ou explosões, o número total chega a 151 casos. Salvador é o principal alvo das ações dos criminosos, com 28. Outros 123 aconteceram em municípios do interior.

A pesquisa foi finalizada na última quinta-feira (29). Os números superam os de 2011, quando foram registrados 110 casos e também o de 2010, que teve 60. Em todo o país, o número chega a 1.261 ocorrências, um crescimento de 50% em relação ao ano passado.

Houve ainda 27 mortes no primeiro semestre deste ano. Ainda conforme o sindicato, os bancos investiram R$ 1,5 bilhão em segurança no período, ao passo em que tiveram um lucro de R$ 25 bilhões

Reunião na Seiasc traça estratégias para resolver problema das crianças e adolescentes que vivem nas ruas

Na última sexta-feira (30) o secretário Cislei Bandeira recebeu na Seiasc, representantes das entidades e órgãos que compõem a rede de proteção de crianças e adolescentes de Juazeiro. O objetivo da reunião foi traçar estratégias para resolver o problema dos menores que se encontram em situação de rua no município.
Estiveram presentes, o comandante da Guarda Municipal, Elias Rodrigues, o coordenador do Juizado da Infância e Juventude, Mário Augusto Farias, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, a presidente do Conselho Tutelar de Juazeiro, Rosana Oliveira, a coordenadora das Casas Messe de Amor e Rosa Menina, Rita de Souza, além das coordenadoras e educadoras sociais do PETI e do CREAS.
Baseado na solicitação da promotora da Infância e Juventude, Andrea Ariadna, para que seja feito um completo diagnóstico da situação dos menores que se encontram nas ruas de Juazeiro, o secretário Cislei Bandeira convocou a rede de proteção e destacou que é preciso discutir as dificuldades, as formas de abordagem, a necessidade do acompanhamento psicossocial da criança e da família, a melhoria das condições de trabalho das equipes e a atuação em rede com o envolvimento de todos os órgãos...

Compesa e polícia deflagram operação para investigar furto de água

Foi deflagrada na manhã de hoje (3), uma operação para detectar plantações irrigadas com água furtada da Adutora do Sertão. Participam da ação técnicos das Compesa, policiais militares da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) e o promotor de Justiça Epaminondas Tavares, que foi designado pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon.
"Até o momento, detectamos desvio de água em grande escala, com prejuízos no abastecimento dos municípios da região", adiantou Epaminondas Tavares.
O representante do Ministério Público de Pernambuco também afirmou que vários roçados com plantio de maconha, irrigado com água roubada da Compesa, foram mapeados e destruídos. Também foi localizada uma grande área entre os municípios de Parnamirim e Orocó, com plantação de melancia igualmente irrigada com água desviada da Adutora

Estudantes do Colégio da PMPE em Petrolina se destacam em eventos nacionais

Os estudantes do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (CPM-PE)/Anexo I continuam fazendo bonito em Petrolina. Em novembro, dois deles conseguiram se destacar em eventos de nível nacional. A primeira foi a adolescente Samara Oliveira Rocha, de 15 anos. Cursando o 9º ano do ensino fundamental, ela ficou com o primeiro lugar, no estado, em um concurso intitulado “Desafio Energia + Limpa” edição 2012.

O Desafio é um projeto educacional dirigido a alunos matriculados no 8º e 9ª anos (antigas 7º e 8º séries) de escolas públicas das redes estaduais de ensino de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal. Consiste num kit educacional, distribuído nas 14 mil escolas participantes, que contém um Caderno do Professor, um DVD com dois filmes sobre o tema, pôsteres sobre geração de energia e cartazes de divulgação. O kit foi desenvolvido para auxiliar o professor a trabalhar o conteúdo em sala de aula.
Concorreram cerca de 2 mil estudantes, que após quatro meses trabalhando em sala de aula com o kit pedagógico do Desafio, apresentaram suas conclusões em cartas à presidente Dilma Rousseff abordando o tema “Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”. O uso da bioeletricidade, gerada tanto pela biomassa da cana como pela energia do sol e da força dos ventos foram indicadas por eles, principalmente em época de estiagem, como fontes complementares à energia hídrica (que responde por cerca de 80% da eletricidade utilizada no País).
A solenidade de premiação será realizada na próxima quarta (05) na capital paulista, no espaço de eventos da Chácara Santa Cecília. Na ocasião, um vencedor de cada estado – totalizando 11 representantes – irá acompanhado pelo responsável e o educador que desenvolveu o projeto na sala de aula. Samara receberá um tablet, enquanto a professora responsável, Fabiana Balbino de Brito, será contemplada com um notebook e o colégio com um projeto multimídia.
Olimpíada
O aluno Gerson Vinícios Rodrigues de Macedo, do 6º Ano do ensino fundamental do CPM-PE/Anexo 1, também não deixou barato. Ele foi medalhista de ouro por Pernambuco na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática, obtendo a quinta Melhor nota em todo o Brasil.
Gerson será agraciado em solenidade que ocorrerá em Brasília (DF), com a participação da presidente da República Dilma Rousseff. O aluno também já foi convocado para receber os parabéns diretamente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas

Movimento luta pelo plantão da Delegacia da Mulher em Petrolina

De todo o clamor suscitado pelo movimento da União Brasileira de Mulheres (UBM) em Petrolina, o qual faz parte da programação da campanha mundial intitulada ”16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a falta de uma delegacia de plantão na cidade para receber as denúncias de vítimas de agressões – domésticas ou não – ainda continua o mais cobrado.
Quem passou na manhã de ontem (01) pela Praça do Bambuzinho, na Avenida Souza Filho, Centro de Petrolina, pôde perceber isso.

Além das manifestações na praça, com depoimentos, reivindicações e show de voz e violão com a cantora Ana Rezende, as organizadoras do evento também distribuiram panfletos e faixas em vários pontos da cidade.

Como foco da pauta, a UBM chamou a atenção para a necessidade de instalar urgentemente o plantão da Delegacia da Mulher de Petrolina, que completa 11 anos de portas fechadas aos sábados, domingos, feriados e às noites. “Não existe direitos humanos sem os direitos das mulheres. O plantão é um direito que nos assiste, pois a violência ocorre justamente nos horários em que a delegacia está fechada. Não podemos mais tolerar essa situação de desrespeito e banalização da violência contra as mulheres“, destacou a coordenadora do evento, Socorro Lacerda.

A campanha dos 16 dias de ativismo contra a violência de gênero começou no último dia 25 (Dia da Não-Violência contra as Mulheres) e será finalizada no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). A iniciativa é realizada, simultaneamente, em cerca de 120 países com ações educativas, de sensibilização e lutas pelo fim da violência contra a mulher. (Foto: UBM/divulgação)

Polícia Militar iniciará amanhã Operação Final de Ano em Senhor do Bonfim (BA)

Quem for ao centro comercial de Senhor do Bonfim, no Norte da Bahia, poderá ficar mais tranquilo para fazer as compras neste fim de ano. O 6º Batalhão de Polícia Militar (6° BPM) inicia amanhã (3) a Operação Final de Ano. O objetivo é reforçar a segurança e evitar a ação de bandidos neste período de grande movimentação no comércio.
Segundo o 6° BPM, todo o efetivo será mobilizado e a segurança será intensificada principalmente na modalidade de policiamento a pé, com duplas de policiais posicionadas em pontos estratégicos. A carga horária dos policiais será reforçada, tanto daqueles que servem nas duas companhias da cidade, como do pessoal que trabalha na administração do Batalhão.

De acordo com o tenente-coronel Anselmo Bispo, foi elaborado um planejamento especial para manter a segurança durante todo o período festivo. “O trabalho é preventivo e visa coibir a atividade criminosa para que o cidadão possa realizar, sem sobressaltos, suas compras natalinas”, destaca.

O 6° BPM ainda alerta que mesmo com a segurança reforçada, é preciso que consumidores e clientes redobrem a atenção neste período. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 190. (Fonte/foto: Ascom 6° BPM)
 

Adolescente foi esquartejado durante rebelião em Recife (PE)

Um adolescente foi decapitado e teve seu corpo esquartejado e queimado durante uma rebelião na Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo), em Abreu e Lima, região Metropolitana de Recife, na noite desta sexta-feira (30).
De acordo com assessoria de comunicação da Funase, parte dos restos mortais da vítima foram arremessados por cima do muro da unidade.
O tumulto começou por volta das 19h. Os internos colocaram fogo em colchões e cadeiras, mas as chamas foram controladas pelos bombeiros.
Cerca de uma hora depois, o Batalhão de Choque da Polícia Militar entrou no local. Por volta das 23h, o motim havia sido controlado. Os agentes usaram bombas de gás lacrimogênio. Os agentes socioeducativos foram expulsos da unidade, mas nenhum deles se feriu.
Violência
Durante este ano outros casos de violência foram registrados na Funase. No dia 16 de novembro, um interno morreu depois de um tumulto na Funase do Cabo de Santo Agostinho. Ainda este ano, no mês de janeiro, na mesma unidade, foram registradas três mortes.
Em maio, um adolescente foi assassinado a pauladas e um agente teve traumatismo craniano. Em setembro, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Abreu e Lima, um adolescente de 16 anos teve o corpo queimado.

Primeira general defende 'estudo aprofundado' antes de inserir mulheres na linha bélica

Primeira oficial general das Forças Armadas brasileiras, a contra-almirante médica Dalva Maria Carvalho Mendes, de 56 anos, afirmou que é preciso um "estudo muito aprofundado" antes de inserir mulheres na linha bélica. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ela defendeu que a ocupação de qualquer cargo militar por uma mulher deve ser "vista com calma". "Já entrou num navio de guerra? Aquele cheiro de óleo é um problema. Já pensou para quem está grávida? É incompatível. Mulher não vai suportar aquilo. E quando estiver amamentando? Não é simplesmente colocar a mulher no navio", disse. Atualmente, as mulheres ocupam funções nas áreas administrativas, de saúde e no magistrado. Apenas Aeronáutica tem pilotos do sexo feminino. Segundo lei assinada em agosto pela presidente Dilma Rousseff, o Exército tem prazo de cinco anos para inserir mulheres na frente de combate. A Marinha ainda não tem norma sobre o assunto.
 


 

Postagem Recente

Na BR 428 em Petrolina PE, Dois Homens Foram Detidos com Carga Roubada

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸 Plantão   Nesta terça-feira (07/07/2020), A Polícia Rodoviária Feder...

Postagens Mais Visitadas