Na Avaliação dos Especialistas em Saúde, Petrolina PE e Juazeiro BA, Estão Abaixo do Índice de Isolamento Social

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸

Plantão

Nesta sexta-feira (29/05/2020), Foi divulgado que, apesar dos números crescentes de infectados pelo novo coronavírus, em Juazeiro BA e Petrolina PE, e das medidas restritivas aplicadas pelas gestões municipais, boa parte da população das duas cidades não está respeitando o isolamento social, apontado pelos especialistas em saúde como principal estratégia para evitar a proliferação do vírus.

O Índice de Isolamento Social foi desenvolvido para auxiliar no combate a pandemia e mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento. O mapa auxilia as autoridades a direcionarem as medidas adotadas no enfrentamento a pandemia, flexibilizando-as ou intensificando as ações restritivas.

De acordo com o Painel de Isolamento Social, ferramenta pública elaborada pelo Ministério Público de Pernambuco, o índice de isolamento de Petrolina é de 41.2, bem abaixo do considerado como ideal pelas autoridades de saúde, que afirmam que o número tem de girar em torno de 70%.

Em Juazeiro, o índice é maior, chegando a 48%, mas ainda abaixo do ideal. O dado foi divulgado nessa quinta-feira (28), pelo Prefeito Paulo Bomfim.

Atualmente as duas cidades vizinhas, somam 301 infectados (233 em Petrolina e 68 em Juazeiro), sendo 11 óbitos (7 em Petrolina e 4 em Juazeiro), e 117 curados (94 em Petrolina e 23 em Juazeiro).

Ontem, as duas cidades anunciaram que vão flexibilizar as medidas restritivas, reabrindo gradualmente o comércio.

Em Juazeiro, a retomada das atividades consideradas não essenciais vai acontecer em três etapas, com início na próxima segunda-feira (01). O plano prevê também condições de segurança para funcionários e clientes, para a reabertura do comércio em geral.

Ainda de acordo com a gestão a “manutenção do funcionamento de lojas e outros estabelecimentos está condicionada aos indicadores de avanço da pandemia na cidade, percentuais de ocupação de leitos (o atingimento de 70% desencadeará na reavaliação deste plano) e capacidade de atendimento na rede de saúde”.

Segundo o Prefeito Paulo Bomfim, o plano de reabertura gradativa do comércio e outros serviços, foi construído mediante um diálogo permanente com os especialistas da área médica e representantes das entidades comerciais, no sentido de “cuidar da saúde dos juazeirenses e também agir de maneira responsável para amenizar os efeitos econômicos da pandemia e assegurar os empregos”.

É importante alertar, no entanto, que a flexibilização, não significa que as pessoas voltem a normalidade e retornem as ruas como se não estivéssemos em meio a uma pandemia. A recomendação das autoridades sanitárias é para que as pessoas permaneçam em casa e somente saiam, em casos de necessidade.

Em Petrolina, a gestão informou que o plano de reabertura já estava pronto e foi autorizado nessa quinta-feira, pelo o governador Paulo Câmara. A cidade deve ser a primeira cidade pernambucana a iniciar a reabertura gradual das atividades econômicas.

— Preto No Branco.

Edição CNP.

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Recente

Na BR 428 em Petrolina PE, Dois Homens Foram Detidos com Carga Roubada

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸 Plantão   Nesta terça-feira (07/07/2020), A Polícia Rodoviária Feder...

Postagens Mais Visitadas