Brasil — Decreto das Armas Permite Que Cidadãos Tenham Fuzil em Casa

T4, da Taurus, terá versão sem rajada para civis. Novo decreto do governo mudou a classificação do armamento, que passou a ser de uso permitido.

O novo decreto das armas do governo federal permite que cidadãos comuns tenham em casa um fuzil.

Alta precisão, capacidade para 30 tiros, uma arma usada por forças táticas militares. Um fuzil, o T4, poderá ser comprado por qualquer brasileiro.

O especialista em armamento Bene Barbosa, do Movimento Viva Brasil, explica qual versão do fuzil estará disponível para civis.

“O T4 é um fuzil de assalto, de uso militar-policial, pode dar rajada. A versão que vai estar disponível para o civil não tem essa opção de rajada. É tiro a tiro. E esse, sim, se o cidadão cumprir todos os quesitos legais vai poder ter um desse em casa”.

Isso vai ser possível porque o decreto do governo, com novas regras para a posse e o porte de armas no Brasil, mudou a classificação do armamento que passa a ser de uso permitido.

A medição do poder de fogo é feita pela quantidade de energia liberada no momento do disparo, a energia cinética. Até agora, os brasileiros só podiam comprar armas com energia cinética até 407 joules como revólveres calibres 32 e 38, e pistolas calibre 380. O decreto sobe o limite para 1.620 joules, quase quatro vezes maior.

Aí estariam permitidas pistolas de calibres hoje autorizados apenas para forças policiais, carabinas semiautomáticas de calibres .40 e 9mm, e o fuzil T4, fabricado no Brasil, de calibre 5.56, que tem força cinética de 1.320 joules.

O Jornal Nacional pediu uma posição ao Palácio do Planalto e ao Ministério da Defesa, na semana passada e nesta segunda-feira (20). O Ministério da Defesa ainda não se pronunciou.

No sábado (18), o Palácio do Planalto informou em nota que o fuzil é de uso restrito e, por isso, o cidadão não consegue comprá-lo.

O jurista e especialista em armas Fabrício Rebelo discorda. Ele afirma que o decreto, como está, permite a venda do fuzil para o cidadão comum.

“Por esses critérios que estão agora trazidos no decreto, esse modelo de fuzil, em sua configuração semiautomática, porque as armas automáticas não estão passíveis de classificação como de uso permitido, mas na sua configuração semiautomática esse fuzil está enquadrado de acordo com as informações do próprio fabricante, que é quem informa a energia produzida pelo disparo, ele está enquadrado como de uso permitido”.

A fabricante do fuzil, a Taurus, confirmou ao Jornal Nacional que só espera a regulamentação do decreto para vender o T4 para civis. A empresa diz que já tem uma fila de duas mil pessoas querendo comprar o armamento na versão semiautomático e que as armas poderiam ser entregues em até três dias depois da compra.

O decreto das armas está em vigor desde o começo de maio. Ainda não há um cronograma para a regulamentação, mas, desde que foi anunciado, o decreto dividiu opiniões.

O Ministério Público Federal, em Brasília, pediu a suspensão do decreto na semana passada. Existem três ações contra o decreto na Justiça Federal e três no Supremo Tribunal Federal.

Grupos que defendem o uso de armas pela população aprovam a venda do fuzil para civis.

Edição CNP.

12 comentários:

  1. O povo está com dificuldades para comprar o botijão ele quer liberar armas de grosso calibre... Precisamos de investimentos na saúde que está um caos no pais inteiro...

    ResponderExcluir
  2. Concordo, esse Brasil só entrou louco pra matar a população o povo já é afoito sem arma imagino armado

    ResponderExcluir
  3. Corretíssimo agora vagabundo vai cair na bala

    ResponderExcluir
  4. 👏👏👏👏👏👏vó Compra o meu

    ResponderExcluir
  5. Isso irá beneficiar a bandidos e a alta sociedade pois já vi no primeiro comentário está difícil de comprar até um botijão de gás!!! "Uma guerra começará em breve e nós de média e baixa renda só seremos reféns e até mesmo vítimas em consequência dela".

    ResponderExcluir
  6. O Brasil precisa é de paz e de progresso para a populaçao earma so traz guerra e desgraça

    ResponderExcluir
  7. Sou a favor do cara ter um revolver, uma pistola em casa. Fuzil é um exagero!

    ResponderExcluir
  8. Esse presidente poderia se preocupar mais em colocar mais policiamento nas ruas,em coisas mais sérias por exemplo na saúde e na educação desse pais

    ResponderExcluir
  9. Armas, gasolina cara, desemprego subindo e bandidagem aumentando, onde iremos chegar, até quando esse bordão vai valer " MAIS O PT FOI QUEM QUEBROU O BRASIL" estou cansado disso, quero ver mudança e pra melhor, vamos cobrar pois é presidente de todos, o Rico só gosta do pobre quando é pra comprar na sua bela loja, mais pra sentar ao lado no shopping não, temos que ser mais seres humanos, que Deus abençoe a América do Sul.

    ResponderExcluir
  10. Não sou a favor de armas para que armas tem Jeter kue more com armas na mão armas não defende nigem pode até defender os mais rápido no gatilho tem ladrão atrevido kuando saber Kem tem arma boa vão roba

    ResponderExcluir

Postagem Recente

Na BR 428 em Petrolina PE, Dois Homens Foram Detidos com Carga Roubada

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸 Plantão   Nesta terça-feira (07/07/2020), A Polícia Rodoviária Feder...

Postagens Mais Visitadas