O governador Jaques Wagner e o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, assinaram na tarde desta sexta (17), contrato para ampliação e construção de 11 unidades prisionais nos municípios de Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Brumado, Paulo Afonso e Juazeiro. A previsão é de criar 3.822 novas vagas, e mais 522 vagas poderão ser preenchidas com parte dos presos em delegacias.
“Com essa assinatura de hoje estamos abrindo mais de três mil vagas e estamos com a expectativa de uma PPP (Parceria Público Privada) para mais 2.200 vagas, além de mais 2.500 vagas com a verba do governo federal, da ordem de R$ 90 milhões. Com isso, vamos dobrar o número de vagas que nós tínhamos em 2007. É um avanço significativo”, disse o governador, destacando a necessidade de esvaziar as delegacias. “Nós precisamos tirar os presos das delegacias para que os agentes e delegados estejam liberados para fazer sua função primeira, que é investigação de crimes e não ficar custodiando presos”.
Serão investidos R$ 150 milhões na ampliação de quatro unidades e construção de sete novas unidades prisionais. Atualmente, a população carcerária é de 12.300 pessoas para nove mil vagas. Desde 2007, foram criadas 3.070 vagas nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Eunápolis, Itabuna e mais cinco minipresídios. Geraldo José
Nenhum comentário:
Postar um comentário