Juazeiro BA – Operação no Mercado do Produtor multa motoristas e produtores que transportavam Limão e Banana sem documentação


Pelo menos 23 motoristas e produtores rurais foram multados nesta quinta-feira (7) no Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), durante uma operação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). As multas no valor de R$ 1 mil, foram aplicadas em quem estava transportando limão, laranja ou banana sem um documento chamado de Permissão de Trânsito Vegetação (PTV), para quem transporta esses produtos de um estado para outro, ou Permissão de Trânsito Interno Vegetal (PTIV), para quem faz o transporte dentro do Estado da Bahia.

Os documentos são emitidos pela ADAB e comprovam que os citros e banana não estão infestados com as doenças Xanthomonas Citri, mais conhecida como Cancro Cítrico e Sigatoka-negra ou Sigatoka-amarela, considerada a doença mais destrutiva da cultura da bananeira. O objetivo da operação, segundo Raimundo Ribeiro, do setor de fiscalização de vegetal da ADAB de Salvador, é impedir que essas doenças sejam transmitidas para outras áreas que estão livres dessas pragas.

Durante o trabalho realizado ontem (7), os fiscais apreenderam três cargas de banana que foram levadas de Pernambuco para o Mercado do Produtor sem a PTV. Todo o produto foi queimado e os transportadores multados.

A ADAB informou a equipe do blog, que todo produtor de citros e banana precisa fazer um cadastro na Agência para que um agrônomo da instituição possa ir até a sua propriedade e atestar que a plantação não está infestada com essas doenças. Após esse processo, toda vez que produtor colhe seu produto e vai levá-lo para o Mercado do Produtor ou outras feiras, precisa ir antes na ADAB para tirar a Permissão de Trânsito de Vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Recente

Na BR 428 em Petrolina PE, Dois Homens Foram Detidos com Carga Roubada

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸 Plantão   Nesta terça-feira (07/07/2020), A Polícia Rodoviária Feder...

Postagens Mais Visitadas