Petrolina PE - Cresce o número de demissões no comércio

Desemprego

Às 16:55, Desta Quinta, 01/06/2017


Cresce o número de demissões no comércio de Petrolina

A taxa de desocupação no Brasil foi estimada em 13,6% no trimestre móvel encerrado em abril, ficando 1 ponto percentual acima da taxa do trimestre imediatamente anterior (novembro a janeiro), quando havia fechado em 12,6%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNDA). Com a alta do último trimestre, a população desocupada em abril chegou a 14 milhões, uma alta de 8,7% em relação ao trimestre encerrado em janeiro. Assim, houve um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas no número de desempregados.

Em Petrolina, o recente anúncio do encerramento das atividades em duas unidades da rede de lojas Rabelo – mais de 30 trabalhadores foram demitidos – deu ainda mais visibilidade a uma situação que tem se agravado nos últimos meses: o fechamento de postos de trabalho.

De acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope), somente nos quatro primeiros meses do ano, mais de 500 trabalhadores tiveram duas demissões homologadas. “É um número alto e que, portanto, nos preocupa porque não estamos assistindo a adoção de nenhuma medida de enfrentamento ao desemprego. Pelo contrário, o que tem havido são tentativas constantes de retirada de direitos dos trabalhadores”, conta a assessora sindical, Eunice Nunes.

A homologação é a assistência que o sindicato presta ao trabalhador quando ele tem o contrato de trabalho rescindido. Ela deve ser agendada pela empresa junto ao sindicato da categoria. “É no momento da homologação que fazemos toda a conferência de documentos e verificação de valores a que o trabalhador tem direito para que nesse momento ela seja assistido e protegido”, detalhou o assistente de homologação, Mateus Masceno Ferreira.

Para se ter ideia da importância desse momento, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assegura a obrigatoriedade da homologação nos casos de trabalhadores com um ano ou mais de carteira assinada.

Coronel Notícias Policiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Recente

Na BR 428 em Petrolina PE, Dois Homens Foram Detidos com Carga Roubada

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸 Plantão   Nesta terça-feira (07/07/2020), A Polícia Rodoviária Feder...

Postagens Mais Visitadas