Páginas

Petrolina PE — Guarda Civil Municipal Completa 25 anos


" Temos plena consciência que poderiam ter feito muito mais, mas nem por isso a nossa guarda ficou omissa ou no anonimato no que diz respeito à segurança pública de nossa cidade. Vemos visivelmente as suas viaturas e motos pelas ruas, avenidas e, bairros periféricos, fazendo ação de presença nas escolas, creches, repartições públicas, e agindo ostensivamente quando necessário"

A Guarda Municipal de Petrolina está completando 25 anos de fundação neste sábado (27/04/2019). Nesse período, a credibilidade da corporação adquirida diante da sociedade, é um fato. Confiança não é um atributo que se ganha, e sim, que se conquista.

A Guarda Municipal possui um efetivo que conta atualmente com 125 membros que utilizam motos, carros, vans e um ônibus, com o objetivo de proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais, bem como o patrulhamento preventivo no combate à violência. Um concurso público está previsto para acontecer ainda esse ano, o que aumentará o contingente dos GCMs, recebendo pelo menos, 40 novos integrantes.

“Parabéns à todos que fazem a nossa GCM – Força Azul Marinho por completar no dia de hoje 25 anos de sua criação. Ao longo desses 25 anos avançamos muito com trabalho, luta e perseverança, de modo que temos uma boa estrutura e conquistamos sobretudo o respeito e reconhecimento da população, assim como das outras instituições como sendo um órgão de segurança pública sério e comprometido em oferecer mais e melhor segurança para as pessoas.”, disse o inspetor Diniz.

O guarda municipal Antônio Damião Oliveira da Silva, também demonstrou, todo seu orgulho em fazer parte da corporação, mesmo reconhecendo que a Guarda ainda precisa conquistar mais avanços do que já conquistou.

Confiram:

“Nos anais da história da guarda municipal de Petrolina PE, muitos gestores tiveram a sua frente, dando a sua contribuição para o crescimento da mesma. Temos plena consciência que poderiam ter feito muito mais, mas nem por isso a nossa guarda ficou omissa ou no anonimato no que diz respeito à segurança pública de nossa cidade.

Vemos visivelmente as suas viaturas e motos pelas ruas, avenidas e, bairros periféricos, fazendo ação de presença nas escolas, creches, repartições públicas, e agindo ostensivamente quando necessário.

Ao longo do tempo houve um considerável crescimento da guarda, mas cremos que precisamos avançar mais, e uma instituição equipada e bem aparelhada dá uma sensação de segurança à sociedade, como também entusiasma cada guarda no exercício da sua função.

Estamos inseridos no artigo 144 como uma força auxiliar em relação às demais forças de acordo com a Constituição brasileira, e temos como responsabilidade cuidar de bens, serviços e instalações públicas.

Porém, na atual conjuntura em que se encontra o país, com a proliferação de crimes, o consumo de drogas de quaisquer natureza, é importante ressaltar que a nossa atuação não se limita só a isto, e cremos que a Guarda Municipal está capacitada para agir e ultrapassar as limitações impostas pelo referido artigo, pois a mesma fora treinada e bem instruída pela polícia federal, polícia militar e está apta conforme a matriz curricular do Senasp.

O momento é oportuno para dizer que o que está exposto nesta folha de papel é o sentimento de cada agente público que veste as cores da farda azul Marinho.”

Antônio Damião Oliveira da Silva/Guarda Municipal, professor e Poeta

Por Cauby Fernandes.

Edição CNP.

Um comentário: